A Câmara de Castro Verde inaugurou, no passado dia 24 de novembro, as obras de requalificação do eixo entre o Largo Vítor Prazeres e a Rua Dr. António Francisco Colaço, no centro histórico da vila, que representaram um investimento municipal de quase 300 mil euros e permitiram “devolver” a zona aos peões.
“Estarão todos recordados como era este Largo [Vítor Prazeres], que estava cheio de carros e agora é entregue às pessoas com uma pequena zona ajardinada. E a própria Rua Dr. António Francisco Colaço ganha espaço para as pessoas e passa a ter um perfil completamente diferente”, frisou o presidente da autarquia, António José Brito, na cerimónia de inauguração.
O autarca destacou ainda o facto de a empreitada, integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Castro Verde, ter permitido, em simultâneo, a renovação de toda a rede de distribuição de água”, “superando todas as dificuldades que eram criadas por uma rede mais antiga”.
Também presente na cerimónia de inauguração, o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, destacou “a visão” e o trabalho desenvolvido pela Câmara de Castro Verde ao longo dos últimos anos, frisando que a autarquia tem capacidade para continuar a investir no território.
“A Câmara de Castro Verde tem uma capacidade de endividamento de cerca de 14 milhões de euros e, desses 14 milhões, utiliza quatro milhões de euros. […] É uma câmara bem gerida e que, face a estas reservas, tem capacidade para olhar para o dia de amanhã”, argumentou o governante.
Carlos Miguel elogiou ainda a Câmara de Castro Verde por ter “nas freguesias parceiros”. “Castro Verde é dos municípios que transferiu competências para as juntas de freguesia e isso é fundamental”, disse.

“Estarão todos recordados como era este Largo [Vítor Prazeres], que estava cheio de carros e agora é entregue às pessoas com uma pequena zona ajardinada. E a própria Rua Dr. António Francisco Colaço ganha espaço para as pessoas e passa a ter um perfil completamente diferente”, frisou o presidente da autarquia, António José Brito, na cerimónia de inauguração
A inauguração das obras de requalificação do eixo entre o Largo Vítor Prazeres e a Rua Dr. António Francisco Colaço foi, segundo o autarca António José Brito, “mais uma etapa” entre os “investimentos muito importantes de requalificação urbana, mas não só, que a Câmara Municipal tem em curso”.
“Continuamos com uma linha de intervenção global muito relevante”, frisou o edil, destacando a transferência de “mais de 600 mil euros anuais para que as juntas de freguesia assumam as suas dinâmicas em diferentes domínios”.
A par disso, continuou, a Câmara de Castro Verde tem em “processo acelerado” o projeto “para requalificar cerca de 50 kms em pequenas estradas”, além de estarem a decorrer obras de requalificação da estrada entre Castro Verde, Casével e Estação de Ourique, “num investimento de quase 1,4 milhões de euros”.
O presidente da autarquia apontou ainda o investimento “na ordem dos cinco milhões de euros” na requalificação global da Escola Secundária, além de contar avançar em 2024 com uma nova creche e com a requalificação da EB 2,3 Dr. António Francisco Colaço.
“Este é um trabalho contínuo, gradual, concreto, que está à vista das pessoas e que vamos continuar a concluir e a elaborar ao longo de 2024 e 2025, quando terminar este mandato”, concluiu António José Brito.