A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo promoveu, no passado fim de semana, 25 a 27 de outubro, o evento “Discover Centro de Cycling de Ourique”, para dinamizar e promover esta infraestrutura. A iniciativa contou com a parceria da Câmara Municipal e levou ao concelho 11 atletas nacionais, com o intuito de dar a conhecer ao mercado turístico os seis percursos que atravessam de BTT que atravessam o concelho, num total de 261 quilómetros cicláveis.
“Criámos esta infraestrutura [em 2021] e, obviamente, temos de a promover e de comunicar, para que as pessoas possam usufruir destas infraestruturas. E ao promovermos o cycling, acabamos por promover todo o território”, justificou ao “CA” o presidente da Turismo do Alentejo, José Manuel Santos.
Segundo este responsável, o cycling “é uma modalidade que pode ser ‘consumida’ numa ótica mais de lazer, mas também numa ‘ótica’ de competição”. Por isso, disse, “o nosso objetivo é criar uma cycling season, para tentar condensar em 12 meses um conjunto de iniciativas, que percorram todos os centros de cycling do Alentejo e Ribatejo, mas que sejam comunicadas de uma forma mais integrada e mais eficaz”.
José Manuel Santos reconheceu ainda que o cycling “é hoje um produto turístico muito importante para o Alentejo, não só para o mercado nacional mas também para o mercado internacional”. “E estes centros de cycling são âncoras importantes para atrair turistas” para a região, acrescentou.
Também o autarca Marcelo Guerreiro destacou a importância do Centro de Cycling de Ourique para cativar mais turistas ao concelho. “O nosso território tem condições de excelência para a prática desta modalidade e aquilo que tem de mais valioso é precisamente esta oferta turística ligada à natureza”, disse ao “CA”.
Segundo o edil, nos últimos anos Ourique tem registado “um reforço muito significativo da oferta turística, nomeadamente ao nível do alojamento”. “Isso é muito positivo e permite atrair mais turistas, mas depois existe uma outra necessidade, que é a oferta de atividades”, frisou.
Nesse âmbito, continuou, “é importante este conjunto de atividades, que permitem às pessoas virem, estarem e conhecerem o nosso território”.
“E uma excelente forma de conhecer o território do concelho de Ourique é através da bicicleta”, concluiu Marcelo Guerreiro.