Centro de Arqueologia de Ourique em festa

Centro de Arqueologia

O Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão (CACMB), de Ourique, assinala nesta quinta-feira, 12, uma década de trabalho na preservação, valorização e promoção do património arqueológico do concelho com um colóquio.
A iniciativa, promovida em conjunto pela Câmara Municipal e pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, arranca às 10h00 e vai decorrer no cine-teatro Sousa Telles. Estarão presentes diversos especialistas, que irão abordar as temáticas “CACMB-Balanço e Perspectivas”, “Para que servem os Museus”, “Património e Turismo”, e “Novas tecnologias: Projectos de promoção e divulgação de património cultural”.
“O colóquio será uma oportunidade para sublinhar o percurso percorrido, perspectivar o presente e debater os caminhos para um futuro sólido na afirmação do património cultural como pilar da comunidade e uma mais-valia na afirmação de Ourique”, afiança o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Guerreiro.
O programa das comemorações da década do CACMB inclui ainda, pelas 17h30, a inauguração de uma exposição de pintura de Adriano Dias Pereira, patente na Galeria do CACMB e na antiga cadeia de Ourique.
Criado em 2009, o CACMB estuda o espólio do depósito votivo da II Idade do Ferro, descoberto em Garvão, num trabalho desenvolvido em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Universidade de Évora/Centro Hércules.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima