Central Solar Ourika! inaugurada nos Grandaços

Central Solar Ourika!

O ministro da Economia inaugurou nesta quinta-feira, 26, a noca Central Solar Fotovoltaica Ourika!, que fica a escassos quilómetros da aldeia dos Grandaços, no concelho de Ourique, fruto de um investimento de 35 milhões de euros realizado pela empresa Morning Chapter, de capitais irlandeses e chineses.
“Este é um investimento que nos põe a todos de parabéns”, sublinhou Manuel Caldeira Cabral na cerimónia de inauguração, acrescentando que este investimento, a par de outros em curso no país, significa “uma mudança de paradigma importante” na área das energias renováveis.
O govenante disse ainda que Portugal é actualmente “um país competitivo a produzir energias renováveis a preços de mercado”.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Ourique elogiou o investimento realizado pela Morning Chapter no concelho.
“O que estamos aqui a fazer é aproveitar o potencial do nosso território para gerar energias limpas, para dar mais sustentabilidade, para reforçar a nossa autonomia energética e para dar mais futuro a Ourique, ao Baixo Alentejo e ao país”, vincou Marcelo Guerreiro, garantindo que em Ourique “todos os investidores privados com sentido de futuro são muito bem-vindos”.
A Central Solar Ourika! é um projecto concretizado pela Morning Chapter em parceria com a China Triumph International Engineering Company (CTIEC), sendo pioneiro a nível europeu por ser a primeira central de grandes dimensões que não tem tarifa garantida suportada pelos contribuintes. Nesse sentido, a Ourika! vai ser a primeira central solar a ser ligada directamente à Rede Nacional de Transporte da Rede Eléctrica Nacional.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima