Promover a valorização dos produtos de ovinos e caprinos produzidos no Alentejo, como carne, leite e derivados, é o objectivo do “Val+Alentejo – Valorização dos produtos de pequenos ruminantes do Alentejo”, novo projecto do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL), de Beja.
Segundo o CEBAL, este projecto de transferência de conhecimento científico e tecnológico é dinamizado em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e tem um financiamento comunitário de mais de 174 mil euros através do FEDER.
“O projecto ‘Val+Alentejo’ pretende promover a valorização dos produtos de ovinos e caprinos produzidos no Alentejo, como carne, leite e derivados”, utilizando “os conhecimentos gerados em actividades de I&D” para “contribuir para a rentabilidade e a competitividade dos vários agentes envolvidos na fileira: produção, comercialização e transformação”.
Nesse sentido, acrescenta o CEBAL, o projecto “consiste num conjunto de acções de disseminação de informação científica e tecnológica, e de experimentação sobre a composição em ácidos gordos da gordura dos produtos de ovinos e caprinos, bem como estratégias nutricionais conducentes à melhoria do perfil de ácidos gordos destes produtos”.
“O objectivo é promover a incorporação de inovação no sector e a criação de produtos alimentares de melhor valor nutricional, com características distintivas”, acrescenta a instituição bejense.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde