João Rocha, que até Novembro de 2012 foi presidente da Câmara de Serpa, é o candidato da CDU em Beja para tentar “reconquistar” a autarquia perdida para o PS em 2009.
Tal como "CA" tinha adiantado há mais de um mês, na sua edição de 18 de Janeiro [ver foto], o "histórico" autarca foi a escolha da CDU para a capital do distrito, revelaram à Agência Lusa fontes partidárias.
De acordo com as mesmas fontes, a candidatura liderada por João Rocha vai ser apresentada no sábado, 23, numa sessão pública, em Beja.
João Rocha, que liderou durante quase 33 anos a Câmara de Serpa, à qual não se pode recandidatar, devido à lei que estabelece o limite de três mandatos consecutivos, é a aposta da CDU para “reconquistar” a Câmara de Beja, nas autárquicas de Outubro.
A CDU perdeu a Câmara de Beja para o PS nas eleições autárquicas de 2009, quando o socialista Jorge Pulido Valente conquistou a presidência do Município, acabando com o domínio comunista de 33 anos.
João Rocha liderou a Câmara de Serpa entre 1979, ano em que foi eleito pela primeira vez, e final de Outubro de 2012, quando cumpria o nono mandato consecutivo e suspendeu o cargo, por razões pessoais, tendo sido substituído pelo anterior vice-presidente, Tomé Pires.
Além de João Rocha, concorrem à Câmara de Beja o actual presidente, Jorge Pulido Valente, que se recandidata pelo PS para tentar um segundo mandato, e António Sebastião, pelo PSD, actual presidente da Câmara de Almodôvar, onde já não se pode recandidatar.
