“CDU espera um reforço eleitoral nas autárquicas”

“CDU espera um

O coordenador autárquico da CDU no distrito de Beja, Manuel Reis, confia que a coligação vai voltar a ser força política mais votada nas autarquias do Baixo Alentejo.

Quais as expectativas da CDU no distrito de Beja nas eleições autárquicas?
São expectativas muito positivas e que assentam na confiança do valor dos cerca de 1600 candidatos que apresentamos a todos os órgãos municipais e de freguesia do distrito. Temos uma renovação [nas listas] na ordem dos 40% e mais de 60% independentes, confirmando o alargamento e expressão unitária da CDU em eleições autárquicas. São muito positivas também pela profunda dedicação aos interesses do povo que as candidaturas da CDU assumem, sem olhar a benefícios pessoais e através de um vasto conjunto de obras e projectos identificados com as necessidades e possibilidades que nos podemos comprometer, tendo em conta os enormes cortes financeiros e a ofensiva contra o Poder Local, diminuindo a sua capacidade, autonomia e intervenção. E são positivas porque confiamos e sentimos que as nossas populações vão distinguindo cada vez mais o que diferencia na prática os que a defendem, sempre, independentemente dos bons ou dos maus momentos, e aqueles que só aparecem nas eleições de quatro em quatro, carregados de promessas e bastante demagogia e populismo.

Acredita que a CDU vai voltar a liderar a maioria das câmaras municipais do distrito de Beja?
A CDU é a força mais votada em seis câmaras e em sete assembleias municipais do distrito. De acordo com a curtíssima diferença de votos que nos separam em vários concelhos, diríamos que a possibilidade de a CDU reforçar a sua influência em número de votos e mandatos nos diversos órgãos e alcançar novas maiorias, corresponde a uma mais que natural expectativa. Assim acreditamos ser merecedores do voto e redobrada confiança da população do distrito em cada um dos concelhos e freguesias no dia 29 de Setembro.

Nos concelhos onde não tem maioria, quais aqueles em que a CDU deposita maiores expectativas de vitória?
A CDU tem muita confiança e espera um reforço eleitoral no distrito de Beja. Tal pressupõe uma subida de votos, influência e posições nos diversos concelhos, mesmo naqueles em que se possa pensar que isso não será possível. Pensamos que tal perspectiva, a confirmar-se, seria um contributo inestimável nesses concelhos, que cada eleitor dava para um futuro de maior justiça social em Portugal, para além da garantia de gestões autárquicas dedicadas e capazes. Respondendo mais explicitamente à pergunta, diria que, embora as possibilidades não se devam reduzir apenas a uma questão aritmética de diferença relativa ao número de votos em cada partido ou coligação em 2009 em cada concelho, a CDU acredita estar em condições de, trabalhando muito e não poupando nenhum esforço até ao dia 29 de Setembro, recuperar maiorias em alguns municípios e freguesias, considerando que detém votações na ordem dos 40%.

AMANHÃ (20 DE SETEMBRO): ENTREVISTA A JOSÉ NICOLAU GONÇALVES, COORDENADOR AUTÁRQUICO DA FEDERAÇÃO DO BAIXO ALENTEJO DO PS

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima