“CDU espera um reforço eleitoral nas autárquicas”

“CDU espera um

O coordenador autárquico da CDU no distrito de Beja, Manuel Reis, confia que a coligação vai voltar a ser força política mais votada nas autarquias do Baixo Alentejo.

Quais as expectativas da CDU no distrito de Beja nas eleições autárquicas?
São expectativas muito positivas e que assentam na confiança do valor dos cerca de 1600 candidatos que apresentamos a todos os órgãos municipais e de freguesia do distrito. Temos uma renovação [nas listas] na ordem dos 40% e mais de 60% independentes, confirmando o alargamento e expressão unitária da CDU em eleições autárquicas. São muito positivas também pela profunda dedicação aos interesses do povo que as candidaturas da CDU assumem, sem olhar a benefícios pessoais e através de um vasto conjunto de obras e projectos identificados com as necessidades e possibilidades que nos podemos comprometer, tendo em conta os enormes cortes financeiros e a ofensiva contra o Poder Local, diminuindo a sua capacidade, autonomia e intervenção. E são positivas porque confiamos e sentimos que as nossas populações vão distinguindo cada vez mais o que diferencia na prática os que a defendem, sempre, independentemente dos bons ou dos maus momentos, e aqueles que só aparecem nas eleições de quatro em quatro, carregados de promessas e bastante demagogia e populismo.

Acredita que a CDU vai voltar a liderar a maioria das câmaras municipais do distrito de Beja?
A CDU é a força mais votada em seis câmaras e em sete assembleias municipais do distrito. De acordo com a curtíssima diferença de votos que nos separam em vários concelhos, diríamos que a possibilidade de a CDU reforçar a sua influência em número de votos e mandatos nos diversos órgãos e alcançar novas maiorias, corresponde a uma mais que natural expectativa. Assim acreditamos ser merecedores do voto e redobrada confiança da população do distrito em cada um dos concelhos e freguesias no dia 29 de Setembro.

Nos concelhos onde não tem maioria, quais aqueles em que a CDU deposita maiores expectativas de vitória?
A CDU tem muita confiança e espera um reforço eleitoral no distrito de Beja. Tal pressupõe uma subida de votos, influência e posições nos diversos concelhos, mesmo naqueles em que se possa pensar que isso não será possível. Pensamos que tal perspectiva, a confirmar-se, seria um contributo inestimável nesses concelhos, que cada eleitor dava para um futuro de maior justiça social em Portugal, para além da garantia de gestões autárquicas dedicadas e capazes. Respondendo mais explicitamente à pergunta, diria que, embora as possibilidades não se devam reduzir apenas a uma questão aritmética de diferença relativa ao número de votos em cada partido ou coligação em 2009 em cada concelho, a CDU acredita estar em condições de, trabalhando muito e não poupando nenhum esforço até ao dia 29 de Setembro, recuperar maiorias em alguns municípios e freguesias, considerando que detém votações na ordem dos 40%.

AMANHÃ (20 DE SETEMBRO): ENTREVISTA A JOSÉ NICOLAU GONÇALVES, COORDENADOR AUTÁRQUICO DA FEDERAÇÃO DO BAIXO ALENTEJO DO PS

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima