Cavaco Silva reeleito Presidente da República também ganhou no distrito de Beja

Cavaco Silva reeleito Presidente da República também ganhou no distrito de Beja

Cavaco Silva ganhou as eleições presidenciais no país e no distrito de Beja, onde obteve 33,3% dos votos, alcançando a vitória em nove dos 14 concelhos: Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Ferreira do Alentejo, Moura, Odemira, Ourique e Vidigueira.
A abstenção no distrito de Beja atingiu os 56,5%.
O segundo concorrente mais votado foi Francisco Lopes, candidato apoiado pelo PCP, que atingiu 26,4% da votação, conseguindo vitórias nos concelhos de Aljustrel, Cuba, Mértola e Serpa.
Apesar do apoio do PS e do Bloco de Esquerda, Manuel Alegre apenas ganhou no concelho de Castro Verde, tendo obtido 25,4% da votação no distrito de Beja.
Dentro dos números alcançados no país, Fernando Nobre registou uma votação de 10,8%, ficando os restantes candidatos com resultados mais modestos: José Manuel Coelho com 2,9% e Defensor Moura com apenas 1%.
Refira-se que a maior votação de Cavaco Silva foi atingida no concelho de Ourique (51,7%), seguindo-se Barrancos (50,1%) e Almodôvar (47,3%).
No discurso da vitória, o Presidente reeleito prometeu ser "um referencial de confiança, estabilidade e solidariedade".
E disse que os que esperam que a sua reeleição traga mudanças na sua conduta devem "perder desde já todas as ilusões".
Cavaco Silva sinalizou, no entanto, que não irá "abdicar de um único dos poderes presidenciais" ao serviço de duas grandes causas: "A redução do endividamento externo de Portugal" e "o aumento de competitividade" da economia.
A tomada de posse do Presidente da República decorrerá no próximo dia 9 de Março.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima