Faltavam cinco minutos para as 23h00 na noite de 24 de Abril de 1974 quando a voz de Paulo de Carvalho ecoou no éter, através da Emissora Nacional, a cantar “E depois do adeus”, naquela que foi a senha para a revolução que devolveu a liberdade a Portugal.
Uma canção histórica para os portugueses que será, seguramente, cantada pelo próprio Paulo de Carvalho no próximo dia 25 de Abril em Castro Verde, durante os festejos do 45º aniversário da Revolução dos Cravos.
O concerto de Paulo de Carvalho é um dos grandes destaques do programa comemorativo do 25 de Abril que a Câmara de Castro Verde está a preparar, no sentido de assinalar “com a dignidade e a relevância que a data exige e merece”, como sublinha ao “CA” o presidente da autarquia.
De acordo com António José Brito, as comemorações de Abril deste ano em Castro Verde serão “uma festa especial, porque serão na rua e desafiarão todo o povo para juntar-se e honrar este momento muito marcante da nossa história”.
A Praça da República será o "grande palco" das celebrações, que começam na noite de 24 de Abril com música popular, um concerto dos bejenses Virgem Suta, o tradiconal fogo-de-artifício e uma noite para os jovens. “Vamos celebrar a liberdade e procurar envolver as gerações mais jovens numa festa que é de todos nós e tem de ser vivida e sentida por todos”, justifica António José Brito.
Para o dia 25 de Abril está prevista a actuação, a partir das 19h00, de Paulo de Carvalho. “Será uma presença muito simbólica do homem que estará para sempre ligado à história com a canção que serviu de primeira ‘senha’ para o avanço da Revolução de 1974. A par disso, o dia será de festa na rua, com a banda filarmónica nas freguesias e uma tarde popular também na Praça de República”, observa António José Brito.
As comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril em Castro Verde integram o programa de mais uma edição da “Primavera no Campo Branco”, iniciativa da Câmara Municipal que se realiza entre os dias 20 e 30 de Abril.
Concertos, exposições, teatro, livros e leitura, artes plásticas, desporto, actividades infantis e de ar livre são algumas das iniciativas previstas para diversos pontos do concelho. Uma das novidades do evento é o “Fórum do Livro”, que terá como espaço o Fórum Municipal e onde, a partir do dia 20, acontecem diferentes iniciativas em torno do livro, com destaque para a Feira do Livro, encontros com escritores e música.
