Castro Verde sabe hoje se passa a ser reserva da biosfera

Castro Verde sabe hoje se

É nesta quarta-feira, 14 de Junho, em Paris (França), que o Conselho de Coordenação Internacional do Programa Man & Biosphere (MAB) da Unesco vai decidir o resultado da candidatura de Castro Verde a reserva da biosfera. A reunião da próxima será a derradeira etapa de um processo iniciado em 2013 e que culminou, em Setembro de 2016, com a apresentação da candidatura por parte da Liga para a Protecção da Natureza, Câmara de Castro Verde e Associação de Agricultores do Campo Branco.
“Depois de ter merecido o parecer positivo do Comité Nacional do programa MAB, a subscrição do Estado português e a sua consequente entrega na UNESCO, em Paris, as entidades promotoras estão confiantes na sua aprovação”, revela ao “CA” fonte oficial da autarquia de Castro Verde.
A candidatura a reserva da Biosfera da Unesco tem por base o facto de Castro Verde ser um "eco-sistema humanizado de alto valor natural", fruto do trabalho contínuo de há várias décadas e "onde a agricultura tem desempenhado um papel fundamental, com resultados ao nível da preservação da biodiversidade e dos valores naturais, culturais e paisagísticos que conferem ao concelho uma diversidade única e específica".
A acontecer, a aprovação da candidatura "lançará novos desafios" e "potenciará uma dinâmica local e de trabalho em rede", tendo por base um plano de acção assente em seis eixos: agro-eco-sistema sustentável; soluções locais para a desertificação e clima; natureza e cultura: desafios e oportunidades; conhecimento e transferência do saber; redes de cooperação e participação comunitária; identidade e promoção.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima