Castro Verde recebe nova ambulância do INEM

Castro Verde recebe

O Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Castro Verde dispõe a partir desta segunda-feira, 1, de uma nova ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM.
A viatura entrou em actividade às 8h00 e fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) explica ao “CA” que esta “visa melhorar a assistência pré-hospitalar às vítimas de acidente e doença súbita na região, bem como assegurar um adequado transporte inter-hospitalar aos doentes críticos assistidos no Serviço de Urgência Básica de Castro Verde”.
De acordo com a mesma fonte, a nova ambulância SIV funciona segundo o recente modelo de partilha de recursos humanos entre o INEM e os serviços de urgência, “potenciando-se sinergias existentes nestes dois serviços”, uma vez que os enfermeiros das SIV “desempenham também funções nas urgências onde o meio está sediado”.
“Com este modelo, obtêm-se ganhos de eficiência dos meios e melhora-se a manutenção das competências técnicas dos profissionais. Assegura-se ainda uma melhor ligação entre o pré e o intra-hospitalar, ao garantir não só a capacidade de resposta das equipas de emergência na vertente do pré-hospitalar nas localidades onde estão inseridas, mas também uma intervenção activa e significativa nos serviços de urgência”.
As ambulâncias SIV têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados, designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida.
Com esta nova ambulância SIV em Castro Verde, o INEM passa a ter duas unidades deste tipo na área de influência da ULSBA.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima