Castro Verde: Incêndio atingiu “coração” da Reserva da Biosfera

Castro Verde: Incêndio atingiu “coração” da Reserva da Biosfera

O incêndio de “grandes dimensões” que lavrou entre a tarde desta segunda-feira, 13, e a madrugada de terça-feira, 14, no concelho de Castro Verde atingiu o “coração” da Reserva da Biosfera, lamenta em comunicado a Câmara Municipal local.
No comunicado assinado pelo presidente António José Brito, a autarquia refere que as chamas atingiram “uma área superior a 2.100 hectares, inteiramente no concelho de Castro Verde, no ‘coração’ da Reserva da Biosfera”.
“Estamos perante uma situação muito grave, que acarreta consequências bastante negativas no habitat privilegiado da avifauna e nas explorações cerealíferas do nosso concelho, com enormes prejuízos em várias explorações agrícolas que ficaram gravemente atingidas”, frisa o comunicado.
Nesse sentido, a Câmara Municipal revela que “irá acompanhar, com a maior proximidade, a evolução de todo quadro de consequências, em conjunto com a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Protecção da Natureza, de modo a criar as melhores soluções para minimizar os graves prejuízos agora sofridos”.
A autarquia castrense lamenta ainda “os ferimentos sofridos por dois bombeiros da corporação de Cuba, que ficaram gravemente atingidos, tendo sido transportados de helicóptero, um para o Hospital de Santa Maria e o outro para o Hospital de São José, ambos em Lisboa”.
“Os restantes três bombeiros, com ferimentos ligeiros, foram assistidos localmente e encontram-se bem. A todos, particularmente aos dois Voluntários de Cuba, desejamos rápidas melhoras”, frisa o comunicado da Câmara de Castro Verde, que agradece ainda o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Castro Verde e todas as restantes corporações presentes, assim como à GNR, INEM, Cruz Vermelha, Protecção Civil de Castro Verde e “às demais entidades e dezenas de cidadãos que ajudaram a combater o incêndio”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima