Castro Verde homenageou José da Luz Pereira

“É um momento de grande emoção” – foi com estas palavras, e visivelmente emocionado, que o presidente da Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), José da Luz Pereira, subiu ao palco para agradecer a homenagem pública promovida pela Câmara de Castro Verde nesta segunda-feira, 14, à noite.

A cerimónia decorreu no dia em que se assinalaram quatro anos sobre a classificação de Castro Verde como Reserva da Biosfera e encheu o largo junto à Igreja dos Remédios.

Para José da Luz Pereira, foi um “momento de grande emoção”, que o dirigente associou “à AACB, aos seus associados, dirigentes, técnicos, funcionários e colaboradores”, assim como “ao Mundo Rural que representamos e em que vivemos, trabalhamos, damos vida e preservamos”.

“O Campo Branco é hoje um território conhecido e admirado por ter sabido preservar a sua identidade, as suas especificidades, as suas tradições, os seus costumes e a sua paisagem única e inconfundível.”

José da Luz Pereira | presidente da AACB

Aproveitando a ocasião para passar em revista a história da AACB, José da Luz Pereira disse que “o Campo Branco é hoje um território conhecido e admirado por ter sabido preservar a sua identidade, as suas especificidades, as suas tradições, os seus costumes e a sua paisagem única e inconfundível”.

“Mas esperamos que o Poder Central não se esqueça de nós e que na nova PAC estes territórios do sequeiro e do extensivo não sejam esquecidos”, acrescentou em tom de alerta.

Para o presidente da Câmara de Castro Verde, promotora da homenagem pública a José da Luz Pereira, esta foi “inteiramente justa” para um homem que “foi essencial” para o concelho alcançar “todos os diferentes momentos que tem alcançado ao longo destes últimos 30 anos.”.

“Na liderança da AACB, José da Luz Pereira teve oportunidade de fazer um caminho que uniu muitas partes, que trabalhou num sentido positivo e que levou a esse momento muito especial para Castro Verde”, que foi a classificação como Reserva da Biosfera, sublinhou António José Brito.

Na opinião do autarca, nas últimas três décadas José da Luz Pereira tem sido “o verdadeiro ‘homem do leme’”, alguém “que com a sua visão, com a sua capacidade de unir as partes, com a capacidade de introduzir o diálogo, de fazer as pontes, foi absolutamente fundamental” para se chegar ao momento atual.

“É a este homem resiliente que Castro Verde e os concelhos à volta tanto devem”, continuou António José Brito, concluindo: “Contamos consigo para continuar a ajudar o concelho de Castro Verde e todo o território do Campo Branco nesse caminho essencial para a agricultura e para os agricultores, para a Reserva da Biosfera de Castro Verde e para todo o território”.

“Contamos consigo [José da Luz Pereira] para continuar a ajudar o concelho de Castro Verde e todo o território do Campo Branco nesse caminho essencial para a agricultura e para os agricultores.”

António José Brito | presidente da Câmara de Castro Verde

Também presente na cerimónia, o deputado e presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar da Assembleia da República, o ouriquense Pedro do Carmo, destacou o trabalho feito “com um amplo sentido de bom senso e de juntar as partes, de união” por José da Luz Pereira na AACB.

“O seu trabalho enquanto presidente da AACB é um orgulho! É o trabalho do associativismo, o trabalho de dar aos outros, tentar juntar as vontades parta servir o território. Isso é de um valor incalculável”, frisou.

Finalmente, a ministra da Agricultura, numa mensagem gravada e transmitida na cerimónia, considerou a homenagem a José da Luz Pereira “merecida” por ser um homem “que se distingue pela sua distinção, bom senso e amabilidade”, a par “de um grande sentido público e de amor à atividade pública”.

“Esta é uma homenagem que dá eco a uma história de vida que nos inspira a seguir em frente, Uma agricultura que cada vez mais queremos que constitua uma peça fundamental de um desenvolvimento socioeconómico coeso e sustentável, em que ninguém fique para trás”, concluiu Maria do Céu Antunes.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima