Castro Verde homenageou “dois ilustres cidadãos”

“Dois ilustres cidadãos do concelho de Castro Verde”, com “muito conhecimento do que era a terra” e que deram “muito do seu tempo aos outros” – foi desta forma que o presidente da Câmara de Castro Verde, António José Brito, lembrou José da Luz Pereira e Carlos Contreiras, homenageados nesta sexta-feira, 31 de março, na abertura do festival “Sabores do Borrego 2023”.

Os dois agricultores e dirigentes da Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), falecidos no final de 2022, foram homenageados a título póstumo pela Câmara de Castro Verde, na abertura do certame em que ambos tiveram um “papel fundamental” na sua criação, em 2018.

Para o presidente da autarquia castrense, tratou-se de um “momento muito marcante, mas de grande justiça” e “uma homenagem sentida a dois ilustres cidadãos do concelho de Castro Verde”.

José da Luz Pereira e Carlos Contreiras foram “duas pessoas que muito deram ao território e que foram, na agricultura e no dirigismo associativo, dois homens apaixonados e dedicados àquilo que faziam”, frisou.

“Neste momento de afirmação da agricultura, dos agricultores e do Mundo Rural do concelho de Castro Verde e do Campo Branco, […] não poderíamos deixar de os homenagear e recordar aquilo que foram”, acrescentou António José Brito.

O autarca sublinhou ainda que ambos foram, ao longo das suas vidas, “homens com ‘H’ grande, frontais, dedicados, agricultores com muito conhecimento do que era a terra e dos valores da terra e que tinham essa capacidade de dar muito do seu tempo aos outros”.

Castro Verde homenageou “dois ilustres cidadãos”

Por sua vez, o presidente da AACB, António Aires, destacou o trabalho realizado pelos dois homenageados “durante anos” na instituição sediada em Castro Verde. “O nosso muito obrigado pelo trabalho realizado na defesa dos agricultores, do associativismo, da agricultura de sequeiro e pecuária em extensivo”, reforçou.

Também presente na cerimónia, o deputado e presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas, Pedro do Carmo, elogiou o “trabalho que estes dois homens fizeram pela região e na defesa do Mundo Rural”.

“Estes homens não morrem, estes homens continuam entre nós e o seu legado continua a ser respeitado e a servir de exemplo”, vincou o eleito na Assembleia da República.

Bastante comovida, a esposa de José da Luz Pereira, Catarina Pereira, agradeceu “a todos uma homenagem muito sentida” feita ao marido. “Ele está certamente muito orgulhoso daquilo que está a ver aqui em baixo. Que descanse em paz”, acrescentou sob um grande aplauso.

Também Saudade Contreiras, esposa de Carlos Contreiras, agradeceu a homenagem, deixando o desejo de que o marido seja sempre lembrado “como o homem simples, bem disposto e ponderado que era, mas também como o bom pai, marido, avô, filho, irmão, tio e amigo e homem que foi”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima