Castro Verde em festa com a “Primavera no Campo Branco”

Castro Verde em festa com a

Castro Verde vai estar em festa a partir desta quinta-feira, 17, com o arranque da “Primavera no Campo Branco”, que deixou de ser quinzena e se prolonga até 18 de Maio.
A iniciativa organizada pela autarquia local volta a apresentar um programa diversificado, onde os destaques são os concertos de Luísa Sobral, Miguel Araújo, Janita Salomé e António Zambujo.
As mudanças não são substanciais mas o vereador da Câmara de Castro Verde, Paulo Nascimento, admite que este ano “é uma edição diferente” e, “de certa forma, até experimental em alguns aspectos” para a Primavera no Campo no Campo Branco.
“Primeiro porque, como não poderia deixar de ser, abraça as comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril, integrando o I ciclo de programação. Segundo, porque ensaiamos um novo calendário temporal. A programação deixa de estar condicionada a uma quinzena e estende-se por um maior período de tempo”, explica ao "CA" Paulo Nascimento.
O responsável esclarece que, deste modo, o objectivo é “ir de encontro a uma maior disponibilidade dos públicos e dos produtores culturais que integram a programação”.
E, por outro lado, assume a aposta numa “maior descentralização da animação cultural ao longo do ano”.
Este mês inteiro de “Primavera no Campo Branco” terá custos que “rondam os 36.000 euros”.
Uma “diminuição do orçamento” que, segundo esclarece, “foi acontecendo sucessivamente nos anos anteriores, sobretudo em 2011”, quando a Câmara Municipal deixou de beneficiar de alguns apoios governamentais.
O 25 de Abril também estará em destaque na “Primavera no Campo Branco”, desta feita de um modo mais especial, atendendo às celebrações dos 40 anos da Revolução.
Também por isso, haverá três ciclos diferentes para os festejos: o primeiro neste mês de Abril, o segundo durante o Verão e um terceiro lá mais para o final do ano, numa programação com um orçamento próprio, na ordem dos 36 mil euros.
“O que temos é um leque variado de iniciativas, de vários campos que abordam temáticas relacionadas com a Revolução”, refere Paulo Nascimento, explicando que essa programação foi elaborada no seio de uma Comissão Concelhia criada para esse efeito.
“Serão muitas as iniciativas e os materiais a lembrar que Abril mudou as nossas vidas”, enfatiza o responsável.

Programa intenso
Espectáculos de música, teatro, dança e comédia, Feira de Velharias e Produtos da Terra, feiras do livro, apresentações de livros, exposições, actividades desportivas e as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril e dos 19 anos da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca são outras ofertas do programa da "Primavera no Campo Branco".
O espectáculo de abertura do programa e evocativo da importância da cultura na conquista da liberdade, "Viva quem canta? a liberdade!", vai decorrer esta quinta-feira, 17, às 21h30, no cine-teatro municipal de Castro Verde, com cante, música e poesia.
No espectáculo, vários coros, grupos e músicos vão cantar a liberdade, através de um repertório de canções de intervenção de Fernando Lopes Graça, José Afonso e Vitorino, e de sonoridades da tradição musical do Alentejo e haverá poesia pela voz do escritor e poeta José Fanha.
Dos restantes espectáculos de música, destaque para os concertos de Miguel Araújo (26 de Abril), Luísa Sobral (3 de Maio) e António Zambujo (18 de Maio).
Na véspera do 25 de Abril, a partir das 21h30, no cine-teatro municipal, o programa vai comemorar os 40 anos da Revolução dos Cravos com um concerto evocativo, que juntará Janita Salomé, Galandum Galundaina e "Os Ganhões" de Castro Verde, seguindo-se uma arruada e fogo-de-artifício.
Da música às letras, o programa vai comemorar, na terça-feira, 22, os 19 anos da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca com várias iniciativas, como a apresentação do livro Capitãs de Abril e o espectáculo de música e poesia "O Canto dos Poetas".
"Ora Cantas Tu, Ora Toco Eu", pela Companhia "Ao Luar Teatro", a 10 de Maio, em Castro Verde, e "O Fascismo dos Bons Homens", pelo Trigo Limpo Teatro Acert, a 11 de Maio, em Entradas, são os espectáculos de teatro previstos.
Na área da dança, o programa inclui a Mostra de Cinedanças, uma extensão do InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias, a 28 deste mês, e o espectáculo "Romeu e Julieta, encontro desencontro", pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, a 9 de Maio.
Um espectáculo de stand up comedy com Aldo Lima e Francisco Menezes no sábado, 19, e outro de dança e música para bebés, pela Companhia DançArte, a 15 de Maio, uma exposição de cartazes do 25 Abril, uma de fotografias de Armindo Cardoso e outra de criações artísticas evocativas da liberdade do Colectivo de Artistas, Artesãos e Afins de Castro Verde "A Terra Mexe" são outras ofertas do programa.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima