O miradouro do castelo de Ourique é o “epicentro” do evento “Castelo Encantado”, com muitas atividades para miúdos e graúdos celebrarem esta época festiva em família e com muita diversão.
A iniciativa, que decorre num espaço recentemente requalificado, é promovida pela Câmara Municipal e inclui uma pista de gelo, a “Casa do Pai Natal”, diversas animações de Natal, insufláveis, sessões de contos, concertos e ateliers para crianças e seniores.
“O Natal é um tempo especial, de reencontro e de encontros, com um forte simbolismo para a comunidade católica e para as crianças. Esta é uma época de tradições, de afetos, de solidariedade e de boas experiências individuais e comunitárias”, frisa o presidente da autarquia ao “CA”.
Segundo Marcelo Guerreiro, “apesar do quadro pandémico que vivemos, a situação não nos deve inibir de retomar algumas dinâmicas”, ainda que “sempre no escrupuloso cumprimento de regras de proteção da nossa saúde e da saúde dos outros”.
O programa do “Castelo Encantado” em Ourique prevê, para sexta-feira, 17, pelas 10h00, a realização do Mercado da Vila, enquanto que às 14h00 tem lugar a inauguração de uma exposição de árvores de Natal das escolas do concelho. Depois, pelas 18h00, há música com Matti Leão.
No sábado, 18, está previsto o Mercado da Vila pelas 10h00 e um atelier de Natal para crianças às 11h00. Às 16h00 é apresentado o espetáculo de teatro de marionetas “Natal no Bosque” e às 18h00 atua Jorge Belchior.
Na manhã de domingo, 19, tem lugar mais um Mercado da Vila (10h00) e novo atelier de Natal para crianças (11h00), ao passo que de tarde está prevista uma sessão de contos infantis (15h00), um espetáculo de stand-up comedy com Jorge Serafim (16h30) e animação musical com Duo Kontraste (18h00).
A programação do “Castelo Encantado” tem ainda previstas iniciativas para o dia 26 de dezembro (domingo), nomeadamente um atelier de Natal para crianças (11h00), um espetáculo de novo circo (16h00) e um concerto dos “Somos do Alentejo” (17h30).
A Câmara de Ourique explica que o “Castelo Encantado” vai estar a funcionar entre as 10h00 e as 19h00, sendo que no dia 24 de dezembro (sexta-feira) o horário estará limitado entre as 10h00 e as 13h00, “para que todos possam passar o Natal em casa, com as famílias”.
O evento foi adaptado às regras essenciais da DGS, nomeadamente a necessidade de apresentação de certificado Covid-19 (vacinação, teste negativo ou recuperação) na entrada do recinto.
A autarquia aconselha ainda o “respeito integral” pelas regras básicas de autoproteção, apesar de se tratar de um evento ao ar livre, entre as quais o uso de máscara, distanciamento social, etiqueta respiratória e lavagem/desinfeção frequente das mãos.