Casa do Cante Alentejano vai nascer em Serpa no Verão

Casa do Cante Alentejano vai nascer em Serpa no Verão

A Casa do Cante Alentejano deverá ser inaugurada no Verão de 2012, em Serpa, para "crescer" e tornar-se num "espaço de estudo, promoção, apresentação e ensino" do género musical.
O edifício deverá abrir portas e, "depois, vai crescendo e dando vida" àquela música tradicional portuguesa, "principalmente para que o cante possa ser ouvido pelas futuras gerações", disse Pedro Mestre, um dos fundadores da Casa do Cante.
A casa deverá também servir de sede à Confraria do Cante e vai trabalhar em parceria com o Musibéria, Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico, inaugurado em Abril de 2011, onde poderão ser gravados trabalhos musicais.
Para o futuro local está projectada a instalação de um museu, que acolha exposições, lojas e um centro de documentação, prevendo-se ainda a possibilidade de dar formação sobre o cante, até para responder a "dificuldades que os grupos têm", acrescentou Pedro Mestre.
O membro do grupo fundador da Casa do Cante Alentejano enumerou, por exemplo, as dificuldades de angariar fundos para transportes e fatos dos grupos de intérpretes, assim como dúvidas sobre quais os microfones a usar em palco.
Para Pedro Mestre, a formação será palavra de ordem para fazer perdurar o cante com qualidade.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima