Carlos Moedas inaugurou Ovibeja e destacou papel da agricultura nas exportações nacionais

Carlos Moedas inaugurou Ovibeja e destacou papel da agricultura nas exportações nacionais

O sector agrícola é uma das “chaves” para Portugal aumentar as exportações e diminuir o défice da sua balança comercial, defendeu esta sexta-feira, 27, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, durante uma visita à Ovibeja, feira que este ano é dedicada ao tema “+ Produção”.
“O grande desafio de Portugal é realmente apostar nas exportações, pois a saída para a nossa crise é a capacidade de termos empresas que exportem. E nesse caso, a Ovibeja é o exemplo perfeito de um sector como a agricultura, que é chave para as exportações do país”, advogou ao "CA" Moedas durante a sua visita ao reinto da Ovibeja, instantes depois de ter presidido à sessão oficial de abertura da feira.
Na cerimónia, Carlos Moedas não escondeu o orgulho que a Ovibeja lhe dá enquanto bejense, considerando mesmo que a feira já não “é um evento da região, mas sim um evento nacional”.
"A Ovibeja é o exemplo perfeito da capacidade das empresas e da sociedade civil em dar a volta por cima, de reagir, de enfrentar as adversidades", disse ainda Moedas.
Já o presidente da ACOS – Agricultores do Sul e responsável pela organização da Ovibeja, Manuel Castro e Brito, aproveitou a ocasião para pedir ao Governo, através do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, a conclusão do Alqueva agrícola, sustentando que "o que falta para completar o regadio é um pequeno esforço financeiro, tendo em conta o que já foi investido no projecto e as mais-valias – ja no curto prazo – que dele resultarão, para esta região e para o país".
"Sabemos que a situação é incontornável e estamos dispostos e queremos colaborar nas reformas e nos sacrifícios que nos são impostos, mas não renunciamos ao sonho que se vai tornando realidade de ver o Alentejo verde e produtivo", acrescentou Castro e Brito.
A Ovibeja 2012 segue este sábado, 28, dia em que é visitada pelo líder do PS, António José Seguro (16h00), e em que é esperada uma enchente mais à noite, com o concerto de Tony Carreira (22h30).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima