Capoulas Santos elogia potencial do porco alentejano

Capoulas Santos elogia

O eurodeputado socialista Luís Capoulas Santos considera que o porco alentejano é um dos maiores recursos da região para garantir um desenvolvimento sustentável.
Anunciado na sexta-feira, 15, como embaixador da sétima edição do Congresso Mundial do Presunto, que vai decorrer, pela primeira vez, em Portugal, entre os dias 28 e 31 de Maio, na vila de Ourique, Capoulas Santos disse à Agência Lusa que aceitou “com gosto e muita honra” o convite da comissão organizadora da iniciativa e que tudo fará para “promover” o evento.
“Tudo farei para promover o evento”, porque, ao fazê-lo, “estarei a promover as exportações portuguesas e dois produtos portugueses de excelência: o presunto e o porco alentejano”, disse, explicando que foram estas as razões que o levaram a aceitar o convite.
Segundo Capoulas Santos, “num contexto de desenvolvimento sustentável para o Alentejo, um dos recursos com enorme potencial é precisamente o porco alentejano, a principal matéria-prima para a elaboração dos famosos presuntos” produzidos na região.
Nesse sentido, o eurodeputado garantiu que irá promover o congresso através dos “múltiplos contactos” que tem, devido às suas funções como eurodeputado e membro de várias comissões inter-parlamentares, “algumas delas com a América Latina, onde a produção suinícola é muito importante”.
O eurodeputado lembrou igualmente que a peste suína africana foi erradicada na altura em que era secretário de Estado da Agricultura, o que permitiu voltar à criação de porco alentejano, a qual, “durante mais de três décadas, esteve completamente proibida” devido àquela doença.
“Com essa recuperação, a partir de 1996, atingimos hoje um número considerável de porcos alentejanos, que constituem um enorme potencial de exportação e para a elaboração desse excelente produto, que é o presunto, e de muitos outros derivados, como enchidos”, frisou.
Segundo a Câmara de Ourique, que organiza o evento em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano e a Turismo do Alentejo, o Congresso Mundial do Presunto “é um momento importante de promoção e valorização dos produtos agro-alimentares portugueses e essencial à dinamização de novos negócios, com vista à exportação e à valorização do mundo rural e das suas especificidades e tradições”.
Para a comissão organizadora do congresso, o facto de Capoulas Santos ter aceitado o convite para ser o embaixador do evento “é uma honra” e “fortalece a credibilidade e os objectivos da organização”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima