CAO da Cercicoa nos Grandaços quase a abrir

CAO da Cercicoa nos

A Cercicoa, que em Outubro assinalou 40 anos de existência, prevê abrir, até final deste mês de Novembro, o seu novo Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), instalado na aldeia de Grandaços, no concelho de Ourique.
O novo CAO dos Grandaços resulta de uma parceria entre a Cercicoa e a Câmara de Ourique, sendo que para o efeito foi adaptado o Centro de Convívio da aldeia. O investimento está avaliado em 64 mil euros e é financiado em 85% pela União Europeia, estando prevista a criação de quatro novos postos de trabalho.
A nova resposta irá apoiar uma dezena de jovens e adultos com deficiência grave ou profunda, promovendo a sua valorização pessoal e integração social através das artes, permitindo igualmente o desenvolvimento possível das suas capacidades.
“Vai ser um espaço que, tendencialmente, deverá especializar-se em artes plásticas. Vamos lá ter uma espécie de atelier gigante, onde as pessoas possam trabalhar desde a pintura à escultura. Esse é o nosso objectivo, além da componente de recuperação”, justifica o presidente da Cercicoa, que destaca ainda outra mais-valia desta nova resposta: a descentralização de serviços.
“É muito importante descentralizar serviços para reduzir percursos, pois temos pessoas que vêm do concelho de Odemira e ir e vir todos os dias é desgastante… Por isso, há alguns anos que temos vindo a trabalhar no sentido de reduzir estas distâncias e de criar estruturas intermédias”, observa António Matias.
A par da abertura do CAO dos Grandaços, a Cercicoa tem mais projectos “em marcha”. Em Ourique está para breve o arranque das obras de adaptação de um imóvel municipal em lar-residencial, empreitada da responsabilidade da autarquia local.
Em Castro Verde deve avançar, ainda neste ano de 2019, a construção de duas residências-autónomas em dois lotes de terreno cedidos pela Câmara Municipal.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima