Cante celebrado no Baixo Alentejo

Cante celebrado

Diversas câmaras municipais do distrito de Beja assinalam nesta quarta-feira, 27 de Novembro, o quinto aniversário do reconhecimento do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Em Castro Verde as comemorações arrancam às 11h00, na Praça da República, com a iniciativa “Cante da Escola vai à Praça”. Depois, pelas 21h00, o cine-teatro municipal recebe um espectáculo com “As Camponesas de Castro Verde”, “Os Ganhões de Castro Verde” e o grupo “Cantares do Campo Branco”, recém-criado e que se apresenta pela primeira vez no concelho.
Os festejos continuarão no sábado, 30, com o Encontro de Grupos Corais do Concelho, que se realiza a partir da 16h00 no anfiteatro municipal. Na mesma ocasião é inaugurada uma instalação fotográfica comemorativa da data.
Por sua vez, em Beja está prevista uma “Rota do Cante ao Entardecer”, que arranca pelas 18h00 e passará por alguns dos monumentos da cidade, casos do Museu Regional, Igreja de Santa Maria, Sé Catedral, Igreja dos Prazeres e Igreja da Misericórdia. Participam na rota os grupos corais “Cantadores de Beringel”, de Mombeja, da Salvada, das Neves, “Searas ao Vento”, “Estrelas do Alentejo”, “As Rosinhas”, “Douradas Espigas”, “Moços do Penedo Gordo” e “Cantares do Desassossego”.
Já em Aljustrel as comemorações arrancam às 18h00, com a inauguração da exposição "Rostos do Cante, no dia da classificação pela UNESCO". Às 18h15 os grupos corais do concelho actuam no edifício dos Paços do Concelho e, pelas 21h00, é exibido no auditório da Biblioteca Municipal o documentário "Alentejo, Alentejo", de Sérgio Tréfaut.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima