Cante ao baldão e viola campaniça em Castro

Viola campaniça

Em tempo de Feira de Castro, o Fórum Municipal de Castro Verde vai receber, na noite deste sábado, 15, pelas 21h30, a 30ª edição do Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão.

A iniciativa é promovida pela Cortiçol – Cooperativa de Informação e Cultura de Castro Verde, através do programa radiofónico “Património”, apresentado desde a primeira hora por José Francisco Colaço Guerreiro e através do qual foi possível “recuperar” a viola campaniça.

Numa noite em que a tradição do baldão e do cante ao despique será acompanhada pelo trinar da viola campaniça, haverá ainda lugar a uma homenagem ao cantador António Luís Pereira, de Ourique.

Nesta iniciativa, “o intuito  inicial da Cortiçol mantém-se  e, por isso, aposta-se na valorização dos intérpretes do improviso, homenageando em cada encontro um deles, escolhido no ano anterior pelos seus pares, enquanto temos o gáudio de registar, ainda agora, a presença de jovens cantadores e tocadores de viola campaniça”, afirma ao “CA” José Francisco Colaço Guerreiro.

Segundo o autor do programa “Património”, há muito que “passou a ser uma preocupação da Cortiçol” a “revitalização” do cante de improviso e da viola campaniça, “por via da  divulgação e difusão daquela  arte tradicional já praticamente extinta”. 

“Das medidas práticas que tomámos foi o incentivo dado aos cantadores e tocadores através  da sua participação regular na nossa programação, tornando conhecidos os sons e os artistas  até então já praticamente ignorados no nosso concelho e na região”, afiança.

A par disso, continua, “organizámos o Grupo das Violas Campaniças e começámos a fazer espetáculos de apresentação  de uma tradição repentista  já  esquecida,  mesmo aqui em Castro Verde, onde  Feira de Castro era a sua catedral e há décadas atrás aconteciam as maiores tertúlias do canto de improviso”.

Opinião

Carlos Pinto

5 de Julho, 2024

O salário dos políticos

Napoleão Mira

5 de Julho, 2024

Avô Montes

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima