Cante alentejano nas escolas de Aljustrel

Cante alentejano nas

Valorizar o cante alentejano e incutir nos mais novos o gosto por esta forma de cantar o Alentejo foram os grandes objectivos do projecto que a Câmara de Aljustrel promoveu, ao longo de 2017-2018, nas turmas do ensino pré-escolar das escolas do concelho.
A iniciativa envolveu cerca de 200 crianças do pré-escolar, assim como algumas turmas do primeiro ciclo do ensino básico, dos três aos 10 anos. Na prática, o projecto funcionou através de aulas práticas, durante as quais os elementos dos diversos grupos corais do concelho mostraram aos mais novos como cantar uma das modas do repertório do grupo, cuja prática foi posteriormente desenvolvida em contexto pedagógico.
As sessões decorreram durante o período lectivo e culminaram com os espectáculos de final de ano de cada escola do concelho, onde contaram com uma actuação em conjunto das crianças e elementos dos grupos corais.
“Envolver elementos dos grupos corais neste projecto de ensino do cante às crianças teve como objectivo não só valorizar o cante, como incutir o gosto para esta forma tão peculiar de cantar nos mais jovens, na esperança de um dia alguns deles poderem integrar um dos grupos corais do concelho, de maneira a perpetuar os grupos corais e não deixar morrer o cante alentejano”, sublinha ao “CA” fonte da autarquia.
De acordo com a mesma fonte, e devido “ao sucesso alcançado, é intenção da Câmara Municipal continuar com o projecto” em 2018-2019.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima