Cante alentejano e muita animação ao longo do fim-de-semana em Cuba

Cante alentejano e muita animação ao longo do fim-de-semana em Cuba

A solenidade do cante alentejano vai fazer-se ouvir ao longo de todo o fim-de-semana em Cuba!
Entre sexta-feira e domingo, dias 25 a 27, a vila recebe a segunda edição da “ViváCuba”, iniciativa da autarquia, do agrupamento de escolas local e da associação “Terras Dentro” que este ano inclui uma feira do livro e o evento “Cuba En’Cante”, inteiramente dedicado ao cante tradicional das gentes alentejanas.
“Esta iniciativa pretende homenagear uma das manifestações culturais mais importantes do nosso povo”, explica ao “CA” a vereadora com o pelouro da Cultura, Maria Teresa Calado.
Assim, e ao longo dos três dias de “ViváCuba”, serão muitas as actividades ligadas ao cante alentejano a decorrer em diversos pontos da vila, sobretudo nos restaurantes e adegas.
“É aí que o cante surge de uma forma mais espontânea”, refere a autarca, que destaca também a possibilidade de, além do cante alentejano, se poder ouvir ao longo do fim-de-semana o cante típico de Adjara, região da Geórgia com muitas “afinidades” com o concelho baixo-alentejano.
O programa do “ViváCuba 2012” arranca às 10h30 desta sexta-feira, 25, com a abertura da feira “Livros & Companhia”.
Durante o primeiro dia haverá ainda espaço para workshops de viola campaniça e danças sevilhanas, sessões de cinema e teatro, e para a iniciativa “Conversas En’Cante” (18h00 no Centro Cultural).
Mais à noite está agendado o espectáculo “Em Tom de Fado” (23h00) e muita animação na festa “DJ Session’s” (00h30).
No sábado, 26, o dia começa com mais actividades na feira do livro, enquanto que de tarde se realiza uma corrida de toiros promovida pelo Grupo de Forcados Amadores de Cuba (16h30).
Às 19h00 Luís Miguel Ricardo apresenta o seu último livro, <b><i>Verão de 86</i></b>, e depois há muita música pela noite dentro, com as actuações dos grupos “Cant’Ai” (21h00), “Batumi State Vocalband of Adjara” (22h00), “Rádio Pirata” (23h00) e “Anna & The Goodfellas” (24h00), além de nova “DJ Session’s” (1h00).
A “ViváCuba 2012” termina no domingo, 27, com uma largada de toiros pelas ruas da vila (10h00), cânticos religiosos portugueses e georgianos na Igreja Matriz (17h30) e a apresentação de mais dois livros: <b><i>A História do Galo Airó e outras mais sobre animais</i></b>, de Antonieta Félix (18h00), e <b><i>Memórias de Manuel Loendreiro</i></b>, de Luís Santa Maria (18h30).
Mas o grande destaque do último dia de festa vai (obviamente) para a música, com as actuações do grupo “Fábrica da Música” (19h00), da Banda Filarmónica Cubense (21h00) e dos “Puente Del Rio” (21h45), que antecederão a Gala do Cante Alentejano (22h00) e um “Tributo ao tango” pelos alunos da Sociedade Capricho Bejense (23h30).

<b>MAIS INFORMAÇÃO NA EDIÇÃO DE 25 DE MAIO DO "CORREIO ALENTEJO", JÁ NAS BANCAS</b>

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima