Cante alentejano celebrado em Castro Verde

A Câmara de Castro Verde assinala neste sábado, 27 de novembro, o sétimo aniversário de elevação do cante alentejano a património imaterial da Humanidade da UNESCO.

Segundo a autarquia, os festejos visam “celebrar esta expressão cultural que importa salvaguardar” e incluem a inauguração, pelas 15h00, da exposição “O cante e a viola campaniça”, que estará patente no Centro de Artes e da Viola Campaniça.

Depois, pelas 16h00, o cineteatro municipal recebe a conversa “O Cante do Concelho”, que inclui a apresentação de algumas “modas”. Durante a iniciativa terá ainda lugar a cerimónia de entrega dos prémios relativos à primeira edição do concurso de poesia “Cante Nosso”.

O concurso, dinamizado pela Câmara de Castro Verde, teve por objetivo “estimular a criatividade, valorizar a produção literária, fomentar hábitos de escrita e de leitura, e premiar a produção de originais de poesia, tendo como temática obrigatória o cante alentejano”.

Destinada a todos os cidadãos, a competição dividiu-se em duas categorias (“Geral” para maiores de 18 anos e “Revelação Juvenil” para jovens entre os 14 e os 17 anos) e era aberta a trabalhos individuais inéditos de poesia em língua portuguesa.

Aos três primeiros classificados de cada uma das categorias serão atribuídos prémios em dinheiro e os restantes participantes receberão prémios de participação.

Na categoria “Geral”, o primeiro prémio será de 500 euros, o segundo de 250 euros e o terceiro prémio de 150 euros. Já na categoria “Revelação Juvenil”, o primeiro prémio será de 250 euros, o segundo de 100 euros e o terceiro de 50 euros.

Recorde-se que o cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos, foi classificado, em 27 de novembro de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima