“Cante à Mesa” na vila de Aljustrel

“Cante à Mesa”

Cante alentejano e pratos tradicionais: é esta a “ementa” proposta em diversos restaurantes de Aljustrel ao longo deste fim-de-semana, com a realização da quarta edição da iniciativa “Cante à Mesa”. O evento é promovido pela Câmara Municipal e está de regresso nesta sexta-feira, 8, com espectáculos em vários espaços de restauração, assim como muita animação de rua.
O “Cante à Mesa” é co-financiado pelo programa operacional Alentejo 2020 e, segundo o presidente da autarquia mineira, visa “promover e divulgar o cante alentejano, reconhecido pela Unesco como Património Imaterial da Humanidade”.
“Mas além da divulgação informal do cante junto da população e de visitantes e turistas, [o ‘Cante à Mesa’] procura promover a gastronomia e a oferta da restauração local”, acrescenta Nelson Brito.
O “Cante à Mesa 2019” arranca nesta sexta-feira, 8, em cinco restaurantes do concelho de Aljustrel. Às 13h00 há música na Tasca do Filipe com os “Modas & Campaniça”, grupo que às 20h00 vai estar a animar o Oliva Restaurante. Também às 20h00 cantam os “Cante & Acordeão” no Restaurante Mirante; os “Cant’a Vozes” no Restaurante Cabecinha; e “Os Improvisados” no Restaurante Bangula, em Messejana.
No sábado, 9, o programa arranca às 11h00, com animação de rua pelos “Beira Serra” na zona sul da vila de Aljustrel, sendo que a zona norte recebe este grupo a partir das cinco da tarde. Depois, a cantoria passa para os restaurantes: às 18h00 os “Cante & Acordeão” vão estar na Sociedade Columbófila e a partir das 20h00 cantam “Os Improvisados” na Pizzaria Rafaello; os “Modas à Portuguesa” no Restaurante das Piscinas; os “Cant’a Vozes” no Restaurante Fio d’Azeite; e os “Calma & Vento Sul” no Centro de Convívio de Val D’Oca.
Para domingo, 10, está prevista animação em mais dois restaurantes da vila de Aljustrel: às 13h00 os “Modas à Portuguesa” cantam no Restaurante Pires, actuando depois, pelas 20h00, no Restaurante Fogareiro.
O “Cante à Mesa” regressa no dia 30 de Novembro (sábado), com animação de rua, a partir das 15h00, no Carregueiro, Corte Vicente Anes e no bairro de São João do Deserto com os “Maravilhas do Alentejo”. E no dia 7 de Dezembro (sábado), os “Modas com Sotaque” vão cantar pelas ruas de Ervidel a partir das três da tarde.
No dia 14 de Dezembro (sábado) será vez do grupo “Beira Serra” fazer animação de rua em Messejana a partir das 15h00 e, finalmente, a 21 de Dezembro (sábado), pelas 15h00, os “Modas com Sotaque” andarão pelas ruas de São João de Negrilhos.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima