Mais de duas dezenas de grupos corais e de música tradicional vão atuar em restaurantes e espaço públicos do concelho de Aljustrel, em mais uma edição do “Cante à Mesa”, iniciativa que arranca nesta sexta-feira, 19, para promover o cante alentejano e a gastronomia da região.
A iniciativa é promovida pela Câmara de Aljustrel e vai decorrer nos próximos três fins-de-semana, dias 19 e 29, 26, 27 e 28 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro.
“Existem dois objetivos intrínsecos relacionados com esta iniciativa, nomeadamente a promoção do cante alentejano, mas também a promoção da nossa restauração. É nesse sentido que tivemos esta ideia de promover o ‘Cante à Mesa’, que vai na sexta edição e envolve cada vez mais intervenientes, nomeadamente restaurantes”, explica ao “CA” o autarca Carlos Teles.
Segundo o eleito mineiro, o “Cante à Mesa” é uma iniciativa que “tem tido um sucesso enorme”, ilustrado pelo facto de os restaurantes aderentes ficarem por estes dias “com lotação esgotada”.
“Assim que foi lançado o cartaz, passadas umas horas apareceram restaurantes com lotação esgotada. Isso demonstra o interesse, a procura e o quão esta iniciativa já está cimentada no nosso panorama de eventos culturais”, acrescenta.
A sexta edição do “Cante à Mesa” arranca nesta sexta-feira, 19, na Tasca do Filipe, em Aljustrel, onde pelas 13h00 vão atuar Os Tiborna, que mais à tarde realizarão uma rota pelas ruas da “vila mineira”. Neste primeiro dia haverá ainda animação no restaurante Bangula, com os Almasul (20h00).
Para sábado, 20, está prevista música no Mercado Municipal a partir das 10h30, com os grupos do Sindicato Mineiro de Aljustrel e Os Cigarras, assim como rotas de animação em Aldeia dos Elvas (15h00) e Messejana (16h00) com os Ventos Alentejanos e em Corte Vicente Anes (16h00) com os Vozes de Sul.
De noite, a partir das 19h00, Hilário & Catarina Mata cantam na Taberna do Ismael e os Maravilhas do Alentejo atuam na Sociedade Columbófila Aljustrelense, enquanto os grupos Calma e Vento Sul e Feminino de Aljustrel animam o jantar no restaurante O Pires e Paulo Colaço & Companhia cantam no restaurante O Trovador.
O “Cante à Mesa” continua no fim-de-semana de 26 a 28 de janeiro. Para a sexta-feira, 26, a partir das 20h00, está marcada a atuação dos Cante & Acordeão no restaurante Mirante e dos Tocadores de Viola Campaniça no restaurante Imperial.
No sábado, 27, haverá rotas de animação em Aljustrel com os Calma e Vento Sul (10h00), nos bairros mineiros com os Cruzeiro (15h30), além da atuação dos Modas C’Sotaqui na pizzaria Rafaello (20h00). E no domingo, 28, o restaurante O Cabecinha recebe os Cantadores do Alentejo (20h00).
O evento termina no primeiro fim-de-semana de fevereiro, sendo que para o dia 2 (sexta-feira) está prevista uma rota de animação pelas ruas de Aljustrel com os Ventos Alentejanos (19h00), e a atuação dos Moços da Talha na Casa de Pasto O Chapadinha.
Para sábado, 3, haverá rotas de animação em Aljustrel (10h00), com os Maravilhas do Alentejo, em Jungeiros (14h00) e Montes Velhos (15h00) com os Beira Serra, e em Ervidel (15h00), com os grupos corais Flores da Primavera, Margens do Roxo e Cruzeiro, e em Rio de Moinhos (16g00), com os Rastolhice.
De noite, a partir das 20h00, haverá música nos restaurantes das Piscinas, com os Origens, no Fogareiro, com Os Vocalistas, e no Fio D’Azeite, com Hilário & Catarina Mata.
Durante estes dias de “Cante à Mesa” serão servidos pratos como feijoada de lebre, cabeças de borrego assadas em forno de lenha, ensopado de borrego, carne à alentejana, migas com carne frita ou cabidela de frango.