Candidatura para mercado de produtos locais em Aljustrel aprovada

O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), através da medida LEADER, aprovou uma candidatura da Câmara de Aljustrel, tendo em vista “a revitalização da economia e a dinamização dos pequenos circuitos de comercialização” no concelho.
Em comunicado, a autarquia explica o objectivo desta candidatura, intitulada “Mercado de Produtos Locais” e co-financiada em cerca de 14 mil euros pelo LEADER, “é promover o contacto directo entre os produtores e os consumidores, contribuindo para o aproveitamento e escoamento dos produtos excedentes provenientes da agricultura familiar, e também a fomentação das artes mais tradicionais e artesanais”.
Nesse sentido, esta candidatura permitirá “dinamizar os sectores dos pequenos produtores e de artesãos de todas as freguesias do concelho de Aljustrel e incentivar ao consumo, cada vez mais, daquilo que é local”.
Ao mesmo tempo, acrescenta a Câmara Municipal, o projecto “contribuirá ainda para a diminuição do desperdício alimentar, apelando ao consumo de produtos da época, nomeadamente frescos e de qualidade”.
“A intenção é ainda contribuir para o estreitar de laços e para o reforço da confiança entre produtores/artesãos e consumidores”, observa a autarquia.
De acordo com a mesma fonte, a candidatura aprovada prevê que sejam “realizados mercados em todas as freguesias do concelho de Aljustrel que pretendem envolver ainda as populações, dinamizando o território e servindo de atractivo, de modo a que seja possível trazer mais visitantes e potenciais clientes”.
“Poder-se-á, assim, escoar os produtos mais facilmente e vender directamente os bens aos consumidores finais, sendo benéfico para todos os envolvidos”, observa a Câmara de Aljustrel, considerando que num tempo “particularmente difícil” devido à Covid-19 “este projecto poderá ajudar à revitalização da economia no concelho, mas também estimular o desenvolvimento e satisfazer a procura e dar mais oportunidades de oferta”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima