Candidatura do cante alentejano a património mundial pronta para ser entregue à Unesco

Candidatura do cante alentejano a património mundial pronta para ser entregue à Unesco

O formulário de candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, considerado o "elemento principal" do dossier, já está concluído e o processo será entregue à Unesco no dia 30 deste mês de Março.
Em comunicado, a comissão executiva da candidatura refere que a comissão científica deu "por concluída" a "preparação do formulário", que é o "elemento principal" do dossier de candidatura do cante alentejano.
O dossier, acrescenta a comissão executiva, será entregue no próximo dia 30 na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em Paris (França).
O processo de preparação do formulário, que foi "enriquecido e amadurecido ao longo de vários meses", contou com o contributo dos membros das comissões científica e executiva da candidatura e de "muitos grupos corais, investigadores, músicos, representantes de municípios e freguesias e de cidadãos a título individual".
A comissão executiva refere que o pedido de inscrição do cante alentejano no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial foi entregue na quarta-feira, 21, no Departamento de Património Imaterial do Instituto dos Museus e da Conservação.
Através deste procedimento, "concretiza-se uma condição indispensável para a inscrição do cante alentejano na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco", sublinha a comissão executiva.
A candidatura do cante é promovida pela Confraria do Cante Alentejano, à qual se associaram, como co-promotoras, a Casa do Alentejo, a Associação MODA e os municípios aderentes, como a Câmara de Serpa, que, juntamente com a Turismo do Alentejo, patrocina a iniciativa.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima