Candidatura do cante alentejano a Património da Humanidade avança em 2012

Candidatura do cante alentejano a Património da Humanidade avança em 2012

A candidatura do cante alentejano a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, cuja Comissão de Honra é liderada pelo Presidente da República, será entregue em Março do próximo ano na sede da organização, anunciaram esta segunda-feira, 5, os seus promotores.
O projecto, segundo a Confraria do Cante Alentejano, entidade promotora da candidatura, "parte do envolvimento das comunidades, dos grupos e dos indivíduos na salvaguarda do seu próprio património cultural imaterial".
Em comunicado enviado à Agência Lusa, a Confraria do Cante Alentejano adianta que o projecto será apresentado a 30 de Março de 2012 na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris (França).
A Comissão de Honra é liderada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e integra, entre outros, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o bispo do Porto, Manuel Clemente, e o presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, Rui Vilar.
O musicólogo Rui Vieira Nery lidera a comissão científica da candidatura do cante alentejano, à semelhança do que aconteceu com a do fado, sendo a comissão executiva presidida por Carlos Laranjo Medeiros.
Além da entidade promotora, a Confraria do Cante Alentejano, a candidatura tem como co-promotoras a Casa do Alentejo e a Associação MODA, enquanto a Câmara de Serpa e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo são patrocinadores.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima