Candidato do PSD e CDS quer criar “bairro das artes” em Beja

Candidato do PSD e CDS quer

O candidato da coligação PSD/ CDS-PP à Câmara de Beja, João Pedro Caeiro, quer dar "nova vida" ao centro histórico da cidade, transformando-o num "bairro das artes".
"A cidade de Beja cresceu muito para a periferia e o centro histórico foi ficando esquecido, tem muitos imóveis degradados e está a ficar desertificado", diz Caeiro, frisando que "só a existência de comércio tradicional vai camuflando a desertificação" da zona.
"É preciso inverter a situação e seria benéfico haver mais reabilitação urbana e atrair população" para a zona, defende, referindo que a "ideia" da candidatura da coligação PSD/ CDS-PP é "criar uma espécie de bairro das artes para dar uma nova vida ao centro histórico de Beja".
"Tirando partido de programas comunitários, como o ‘Jessica’, que se destina à reabilitação urbana, a proposta é a Câmara de Beja adquirir alguns imóveis da zona que estão degradados e reabilitá-los".
Após serem reabilitados, "a ideia é colocar os imóveis com características para habitação, mediante contrato e a preços razoáveis, à disposição de jovens artistas, que queiram instalar-se no centro histórico", explica.
Nos imóveis sem características para habitação, disse, poderão ser instalados equipamentos "dentro do espírito das artes que queremos implementar no centro histórico de Beja", como galerias de arte ou lojas de produtos regionais, indica.
O projecto, numa primeira fase, pretende abranger a zona da Mouraria, mas, numa segunda fase, "no molde de reabilitação de imóveis para fixar jovens artistas ou noutros moldes", como o de reabilitação de imóveis para fixar jovens casais, "teria que ser alargado a todo o centro histórico de Beja", diz João Pedro Caeiro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima