Campo Branco produz trigo para comida de bebés

Mais de 2.000 toneladas de trigo produzidas no Campo Branco já foram comercializadas este ano para a produção de alimentação para bebés (baby food), nomeadamente papas, no âmbito de uma parceria entre o Agrupamento de Produtores Pecuários e a multinacional Nestlé.

Em declarações ao “CA” António Lopes, presidente do Campo Branco – Agrupamento de Produtores Agropecuários, com sede em Castro Verde, explica que a parceria com a Nestlé arrancou em 2021, com apenas três agricultores associados, abrangendo neste momento uma dezena de produtores.

“Isto está a funcionar bem e este ano já se comercializaram, só em trigo, mais de dois milhões de quilos, o que é muito para uma zona pobre como a nossa”, reconhece.

“No ano passado fizemos à volta de 600 hectares e este ano já temos informação de que pode rondar os 1.200 hectares”, revela António Lopes

Na opinião de António Lopes, a parceria entre o Agrupamento e a Nestlé tem permitido aos agricultores que aderiram ao projeto “escoar o produto, que sai das suas explorações diretamente para a moagem, que fica no Porto, com alguma mais-valia no preço”.

Além do mais, continua, “com este projeto temos a garantia que o nosso produto, na altura da colheita, tem escoamento garantido, com pagamentos atempados, o que tem sido muito bom para a nossa zona”.

A parceria entre o Campo Branco – Agrupamento de Produtores Agropecuários e a Nestlé tem vindo na ganhar dimensão e para 2025 está prevista uma duplicação da área de trigo associada ao projeto.

“No ano passado fizemos à volta de 600 hectares e este ano já temos informação de que pode rondar os 1.200 hectares. Se o ano for prometedor, poderemos atingir uns números engraçados de produção”, frisa com otimismo António Lopes.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima