Longe vão os tempos dos jogadores barrigudos e cabelo alvo, dos equipamentos desalinhados e dos jogos de qualidade sofrível. Depois de anos a fio a ser visto como o “parente pobre” das competições regionais de futebol, o campeonato do INATEL de Beja soube dar um “salto” qualitativo e organizacional assinalável e em 2011-2012 promete, mais uma vez, emoção até ao último minuto.
A prova onde a expressão “amor à camisola” ainda faz (algum) sentido arranca este fim-de-semana, dias 29 e 30, com o número recorde de 39 equipas inscritas, que até Maio vão lutar pelo título conquistado há um ano pelo Faro do Alentejo. Entre as novidades, destaque para o regresso do Luso Serpense (Serpa) e para as “estreias” do Soneguense e do Cercalense, duas equipas que na última temporada participaram no campeonato de Setúbal.
A primeira fase da competição vai decorrer até ao final do mês de Fevereiro de 2012, com as equipas dividas em cinco séries de oito clubes cada (à excepção da Série A), jogando todos contra todos a duas voltas.
Na Série A encontram-se as equipas do Campo Redondo, Soneguense, Cercalense, Bemposta, Longueira, Malavado e Cavaleiro, enquanto que na Série B estão as formações do Relíquias, Naverredondense, Luzianes-Gare, Pereirense, Santaclarense, Colense, Amoreiras-Gare e Garvão.
Faro do Alentejo, Figueirense, Beringelense, Penedo Gordo, Santa Vitória, Jungeiros, Mombeja e São Matias integram a Série C, ao passo que a Série D é composta por Ficalho, Desp. Neves, Sobral da Adiça, Luso Serpense, Louredense, Salvadense, Quintos e Brinches. Finalmente, disputam a Série E as equipas do Alcariense, Santa Clara-a-Nova, Fernandense, Trindade, Sanjoanense, Almodovarense, FC Albernoense e Desp. Sete.
Os primeiros classificados e os três melhores segundos classificados de cada uma das cinco séries apuram-se para a Taça Fundação INATEL, que a partir de Março vai ser disputada em dois grupos de quatro equipas, de onde sairão os finalistas da competição. Já os restantes emblemas terão de disputar a Taça Agência de Beja, que terá oito grupos de quatro equipas, jogando-se a uma só volta. Os primeiros oito classificados apuram-se depois para uma fase a eliminar, onde será encontrado o vencedor desta taça.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde