A cooperativa Lavrar o Mar promove, a partir deste domingo, 24, o projeto “As Artes no Alto da Serra e na Costa Vicentina”, que cruza artes performativas e cultura local nos concelhos de Odemira, Aljezur e Monchique.
A iniciativa, que decorre até final do ano, vai desafiar os participantes a “caminhar com arte, alimentar o pensamento, engolir preconceitos, experimentar a massa artística e imergir numa tenda futurista”.
Segundo a Lavrar o Mar, com este projeto os municípios envolvidos voltarão a ser povoados “por esse cruzamento entre as artes performativas, a cultura local e a transformação dos ambientes naturais em espaços de apresentação artística”.
O projeto “As Artes no Alto da Serra e na Costa Vicentina” arranca neste domingo, 24, pelas 10h00, com a realização de “Caminhadas com Arte” a partir das localidades de Sabóia, Santa Clara-a-Velha e São Martinho das Amoreiras, todas no concelho de Odemira.
A acompanhar as caminhadas vão estar João Ferrão (geógrafo), José Xavier (biólogo marinho e cientista polar), Maria Manuel Mota (bióloga e imunologista), Nuno Ribeiro (professor, investigador e ecologista) e Teresa Castro (professora e investigadora), que trazem “o desassossego próprio de temas como a emergência climática que o nosso planeta enfrenta”.