A Câmara de Ourique reduziu o endividamento municipal em 2022, sendo a dívida da autarquia a 31 de dezembro do ano passado de pouco mais de 1,5 milhões de euros.
Os números constam do relatório relativo às contas do Município em 2022, aprovado na passada semana em Assembleia Municipal, com os votos favoráveis dos eleitos do PS e as abstenções dos deputados municipais do PSD e da CDU.
Segundo adianta a Câmara Municipal, a autarquia fechou o ano de 2022 com “uma redução do endividamento municipal, fixando-se a dívida do município em 1,5 milhões de euros e um resultado líquido de 663.698 euros”.
“[Estes números] são um pressuposto importante para manter as contas municipais equilibradas, continuar a responder às necessidades, às oportunidades e ao desenvolvimento de projetos em curso”, frisa a autarquia, destacando a requalificação da EB 2/3 Secundária, a construção do novo Centro Empresarial, a criação de habitação a custos acessíveis ou a manutenção “de um amplo conjunto de apoios sociais”.
A autarquia refere que “”contas equilibradas significam capacidade de agilizar respostas para as pessoas e para os territórios” e “permitem aproveitar oportunidades de financiamento nacional e europeu para concretizar projetos concretos que melhorem as condições de vida, o acesso a bens e serviços essenciais e contribuam para a dinamização da economia local, a defesa do Mundo Rural e a atratividade do concelho”.
“As contas municipais equilibradas não são um fim em si mesmo, mas um instrumento para construir soluções sempre focadas nas pessoas e nas nossas terras”, continua a Câmara de Ourique, afiançando que em 2023 continuará a trabalhar “para responder às necessidades das pessoas, num quadro de grandes dificuldades e perturbações geradas pela guerra na Ucrânia e pela inflação”.