Câmara de Odemira promove "Jornadas Escolares 2019"

Câmara de Odemira

O tema do “empreendedorismo” vai estar no centro das atenções durante mais uma edição das Jornadas Escolares de Odemira, iniciativa que a Câmara de Odemira promove entre esta segunda e quinta-feira, dias 1 a 4 de Abril, em São Teotónio. A realização da Assembleia das Crianças e da Assembleia Municipal Jovem, ciências, desporto e cultura são alguns dos destaques do evento, que terá lugar no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio e mobilizará cerca de 1.000 alunos das várias escolas do concelho.
As Jornadas Escolares de Odemira são dinamizadas no âmbito do programa “ODETE – Odemira Território Educativo” e arrancam nesta segunda-feira, 1 de Abril, pelas 10h00, com a realização da Assembleia das Crianças, que contará com a participação de alunos representantes de todas as escolas básicas do primeiro ciclo do concelho, que irão debater e apresentar temas relacionados com o “empreendedorismo”. Neste dia dedicado ao ensino pré-escolar e do primeiro ciclo a tarde será reservada a actividades desportivas, de educação ambiental e sobre como “empreender”.
Entre terça e quinta-feira, 2 a 4 de Abril, as Jornadas serão dedicadas aos alunos do segundo e terceiro ciclos e do ensino secundário, sendo que na terça-feira, 2, vão estar em destaque as ciências experimentais e o território, com actividades desenvolvidas pelo Zoomarine, Associação Buinho, Centro de Ciência Viva de Lagos, Teckies (robótica) e Associação PédeXumbo, além de acções de educação ambiental.
Na quarta-feira, 3 de Abril, o enfoque das Jornadas será o desporto, com actividades de boccia (organizadas pela APCO – Associação de Paralisia Cerebral de Odemira), escalada, slide, BTT e tiro com arco. Pelas 21h00 será apresentado o documentário “Quem se importa”, que acompanha a vida de 19 empreendedores sociais e seus projectos ao redor do mundo e mostra como pequenas atitudes podem mudar a vida de uma ou mais pessoas, seguindo-se um debate moderado por Hélder Guerreiro.
As Jornadas Escolares de Odemira terminam na quinta-feira, 4 de Abril, com a realização, pelas 10h00, da Assembleia Municipal Jovem, que decorrerá no âmbito de uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal. Em debate vai estar o tema da “Cidadania e Participação”, com os vários grupos de jovens, em representação das escolas do concelho, a apresentarem aos deputados municipais propostas concretas para o território. E de tarde, pelas 14h00, tem lugar um “Concurso de Talentos”.
Ao longo dos quatro dias de Jornadas Escolares de Odemira estará patente no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio uma exposição da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que o Município de Odemira integra.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima