Câmara de Odemira debate orçamentos participativos

Câmara de Odemira debate

Uma delegação da Câmara de Odemira participa esta sexta-feira e sábado, dias 14 e 15, na segunda edição do Encontro Ibérico de Democracia e Orçamentos Participativos.
A iniciativa decorre na cidade espanhola de Molina e “será um espaço de diálogo, reflexão colectiva e troca de experiências e conhecimentos entre os actores institucionais, sociais e investigadores de Portugal e Espanha”, adianta ao “CA” fonte da autarquia odemirense.
Ao longo de dois dias, o encontro ibérico irá tentar “comparar e identificar” as experiências de Portugal e Espanha em orçamentos participativos com outras realidades através de vários painéis de debate ou mesas-redondas.
Em discussão, revela a Câmara de Odemira, estarão temas como “Experiências e metodologias de orçamento participativo”, “Gestão de serviços públicos (co-gestão, participação)” e “Participação com crianças e jovens” ou oficinas sobre “Como iniciar um processo de orçamento participativo”.
“Participação para a Inclusão Social “ é outro dos temas em destaque, onde grupos de cidadãos irão partilhar conhecimentos “sobre como a organização é a chave para tais processos”.
Em Odemira o “Orçamento Participativo” (OP) vai na terceira edição, sendo que a Câmara Municipal disponibiliza 500 mil euros do seu orçamento anual para a concretização das propostas vencedoras da iniciativa.
Os projectos a executar são escolhidos por voto popular e ao longo destes três anos o OP de Odemira já permitiu a realização de diversas obras em algumas das freguesias do concelho.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima