Câmara de Odemira aposta na Educação

Câmara de Odemira

Contribuir para a promoção do sucesso escolar e para construir um território educativo “de qualidade” são os objectivos da Câmara de Odemira, que prevê investir mais de 2,5 milhões de euros na área da Educação no ano lectivo de 2019-2020.
O investimento decorre no âmbito do programa municipal OdeTe-Odemira Território Educativo e surge inserido no Projecto de Desenvolvimento Sócio-comunitário de Educação, explica fonte municipal, acrescentando que “muitas dessas acções e projetos vão muito além das estritas competências dos municípios previstas na lei”.
Deste modo, continua a mesma fonte, os 2,5 milhões de investimento previsto na Educação são distribuídos em acções no âmbito do projecto de Promoção do Sucesso Escolar, alvo de financiamento através do Alentejo 2020 (520 mil euros); transportes escolares através de protocolos com as freguesias e a Rodoviário do Alentejo (778 mil euros); refeições escolares (506 mil euros) e actividades de apoio à família (362.292 euros).
O investimento inclui ainda os protocolos com os cinco agrupamentos de escolas para visitas de estudo, material pedagógico e TIC (120 mil euros); a atribuição de bolsas de estudo e de mérito (105 mil euros); o protocolo com a Escola de Artes do Alentejo Litoral para promoção do ensino articulado de música na Escola Damião de Odemira e na EB 2, 3 de Colos (35 mil euros); e a oferta dos cadernos de actividades e livros de fichas para todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico (20 mil euros).
A Acção Social Escolar implica uma verba de 5.000 euros para material escolar, a que se juntam mais 30 mil euros para a promoção das Ciências Experimentais e Território; 51.500 euros para a mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal docente e não docente ao abrigo do projecto “Aprender Juntos com Erasmus + II”; 20 mil euros para o desenvolvimento do projecto de educação emocional nos ensino pré-escolar e primeiro e segundo ciclos; e 3.000 euros para o rastreio de daltonismo.
A par de tudo isto, a Câmara de Odemira tem em conclusão a construção do novo Centro de Escolar de São Teotónio, um investimento avaliado em pouco mais de 1,7 milhões de euros. E já em Outubro foi adjudicada a empreitada de ampliação do Centro Escolar de São Luís, obra que custará mais de 1,5 milhões de euros.
Ainda na área da Educação, e com o objectivo de dar a conhecer as mascotes “Cegonha”, “Javali” (o “Bolota”) e “Lontra” (a “Água Mira”), que são a imagem de algumas das actividades do programa Odemira Território Educativo, a autarquia distribuiu livros de colorir pelas crianças dos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo de todos os agrupamentos de escolas do concelho, com desenhos das mascotes em diferentes cenários.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima