A Câmara de Odemira e a associação “Sopa dos Artistas” revelam neste sábado, 23 de Fevereiro, os vencedores do Concurso Nacional de Banda Desenhada (BD), promovido no âmbito da 13ª edição da BDTECA-Mostra de Banda Desenhada de Odemira. A cerimónia está agendada para as 17h30 e vai decorrer na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira.
Em 2019 o Concurso Nacional de BD teve tema livre, podendo candidatar-se autores de todo o país com mais de 16 anos. O primeiro classificado vai receber um prémio de 500 euros, enquanto o segundo e terceiro classificados recebem 250 e 125 euros, respectivamente.
A par do anúncio dos vencedores do Concurso Nacional de BD, na cerimónia deste sábado será igualmente inaugurada a exposição com os trabalhos em competição (que vai estar patente até dia 12 de Março) e apresentado o quarto número do catálogo de BD de Odemira, Odemira-te.
Também neste sábado, mas às 10h00, tem lugar um workshop sobre os “fundamentais da BD”, com a autora Susana Resende e dirigido ao público em geral.
No âmbito da BDTECA a Biblioteca de Odemira tem ainda patentes, até final de Fevereiro, mais duas exposições: “Susana Resende aos quadradinhos”, que dá a conhecer o trabalho desta artista plástica e ilustradora profissional, e uma mostra documental dedicada a Jorge Magalhães, autor de banda desenhada falecido em 2018 que também escreveu argumentos e guiões, fez traduções, coordenou revistas da especialidade e adaptou obras literárias para bandas desenhadas.
A BDTECA-Mostra de Banda Desenhada de Odemira é uma organização conjunta da Câmara Municipal e da associação “Sopa dos Artistas” com o objectivo de “divulgar este género artístico entre o público juvenil e adulto, estimular a criatividade e afirmar Odemira como um dos principais centros de desenvolvimento da BD na região e no país”.
