Câmara de Mértola recebe prémio do ICNF

Câmara de Mértola

A Câmara de Mértola foi distinguida com uma menção honrosa nos prémios “ICNF 2017/ Uma Ideia Natural”, entregues na passada semana, devido ao apoio ao projecto “Francelho de Mértola”.
De acordo com a autarquia, o projecto visa a manutenção e/ou acréscimo da população de Peneireiros-das-torres (falco naumani) na vila de Mértola, onde reside a única colónia urbana nacional desta espécie de falcão considerada “vulnerável” a nível global e nacional.
Segundo dados do Parque Natural Vale do Guadiana (PNVG), em 2001 existiam 68 casais de Peneireiros-das-torres na vila de Mértola, número que caiu acentuadamente ao longo dos anos. Em 2017 eram apenas 39 casais, “o que significa um decréscimo de quase 43% na população”, em grande parte devido à “perda de habitat de alimentação e de habitat de nidificação”.
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Mértola tem vindo a apoiar as actividades de conservação levadas a cabo pela equipa do PNVG, “nomeadamente através da oferta de caixas ninho”, num projecto que terá continuidade.
“A população urbana de Peneireiro-das-torres da vila de Mértola carece desta atenção especial, sendo entendida pela autarquia como símbolo da resiliência de uma vila do interior do Alentejo, despovoado e envelhecido que resiste à ameaça da desertificação e vê no seu património cultural e natural o caminho para a sustentabilidade futura”, sublinha a Câmara Municipal em comunicado.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima