O “enquadramento estratégico” do concelho de Mértola no programa MAR 2030 esteve sobre a mesa durante a reunião que juntou, nesta quinta-feira, 14, na “vila museu”, o executivo da Câmara Municipal e o secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro.
Segundo adianta a autarquia, a reunião decorreu na sequência da mais recente audição do governante na Comissão de Agricultura e Pescas “e deu continuidade ao diálogo institucional em torno de matérias estratégicas para o concelho, em particular no âmbito da Economia Azul Sustentável em territórios do interior e da utilização de fundos europeus destinados aos setores da pesca, aquicultura e assuntos marítimos”.
Desta forma, acrescenta o município, “entre os principais temas abordados, destacou-se a valorização do Guadiana enquanto eixo estruturante de desenvolvimento sustentável, com enfoque na sua dimensão ambiental, económica, social e identitária”.
A par disso, foi ainda “sublinhada a especificidade da pequena pesca artesanal do Guadiana, enquanto atividade de reduzida escala, de forte valor cultural e territorial, e a necessidade de adequar os instrumentos do MAR 2030 à realidade dos rios interiores e territórios de baixa densidade, garantindo critérios de elegibilidade e apoio ajustados às comunidades piscatórias do interior”.
Já no plano ambiental, “foram discutidas as alterações hidrológicas e ecológicas do Rio Guadiana, associadas à gestão do sistema Alqueva e aos fenómenos climáticos extremos recentes, nomeadamente as cheias registadas no concelho de Mértola”.
“Neste contexto, foi reforçada a importância da monitorização ambiental permanente, do restauro ecológico das margens ribeirinhas e da melhoria das condições de navegabilidade e segurança fluvial, em articulação com entidades nacionais competentes”, indica a Câmara de Mértola.
Durante a reunião foi igualmente abordada a Estratégia MAR 2030 de Mértola “Do Rio ao Território”, “que propõe um modelo integrado de desenvolvimento baseado na articulação entre conservação da natureza, pesca artesanal, ciência, inovação, turismo fluvial e bioeconomia azul”.
“Esta estratégia posiciona Mértola e o Guadiana Interior como território piloto de Economia Azul Sustentável em contexto interior, alinhado com as prioridades do MAR 2030 e com as agendas europeias da transição verde e da adaptação climática”, frisa o município.









