A Câmara de Mértola ainda não aprovou o seu Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2020, mas o presidente da autarquia garante que o próximo ano será marcado por muitas obras em todo o concelho. De acordo com Jorge Rosa, um dos grandes destaques vai para a Estação Biológica de Mértola e para Centro de Interpretação da Biodiversidade e da Fauna Animal do Baixo Guadiana, que serão instalados nas antigas instalações da EPAC.
Trata-se de um investimento acima dos quatro milhões de euros, promovido pela autarquia e comparticipado em cerca de três milhões de euros por fundos comunitários. No mesmo local serão ainda instalados o novo arquivo municipal e um espaço de reservas do Museu Municipal de Mértola.
Em 2020 a edilidade mertolense vai ainda fazer novos arruamentos em Alcaria Ruiva e São Pedro de Sólis (investimento de um milhão de euros) e na Mina de São Domingos (800 mil euros), assim como reabilitar a estrada municipal que liga São João dos Caldeireiros a Vale de Açor de Baixo (1,3 milhões de euros) e iniciar duas obras de saneamento básico em localidades a definir (num total de 1,6 milhões de euros).
Nos planos da Câmara de Mértola está igualmente, entre outras intervenções, a criação de um novo centro escolar para o pré-infantil e primeiro ciclo do ensino básico junto à Escola Secundária (500 mil euros), a substituição das actuais luminárias convencionais por luminárias LED em todo o concelho (150 mil euros), e a requalificação de alguns dos edifícios municipais (500 mil euros).
Todas estas obras são possíveis, na opinião de Jorge Rosa, graças à boa saúde financeira da Câmara de Mértola. “Temos muito rigor e muita disciplina na gestão dos fundos públicos. Sabemos o que queremos para o concelho, mas também sabemos que temos que ir fazendo faseadamente e não tudo de repente”, vinca o autarca socialista.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde