Câmara de Mértola aposta na sensibilização ambiental

Câmara de Mértola aposta

A promoção do uso sustentável, eficiente, equilibrado e equitativo de água, a par da protecção a longo prazo dos recursos hídricos do território do concelho, é a grande meta do concurso “Dar o Litro por Mértola”, dinamizado pela Câmara Municipal local.
A iniciativa da autarquia é dirigida às juntas de freguesia do concelho, consistindo num concurso de ideias para a realização de campanhas de sensibilização e educação da comunidade local para o uso eficiente da água.
Integrado no projecto “Mértola +H2O”, da Câmara Municipal e co-financiado pelo Fundo Ambiental, o concurso decorre até final de Novembro e visa a apresentação “de iniciativas inovadoras de sensibilização da comunidade para o uso racional do recurso água e para a introdução dos princípios da economia circular na gestão da água”.
Nesse sentido, explica fonte municipal, “é solicitado que juntas de freguesia mobilizem e envolvam a sua comunidade de proximidade (associações, colectividades, pessoas) para a este desafio, fazendo valer a premissa que a salvaguarda deste recurso natural é uma tarefa de todos”.
Recorde-se que o concelho de Mértola apresenta uma variabilidade climática que gera frequentes situações de stress hídrico, como o recente período de seca extrema que se vivenciou em 2017 e, ainda, inícios de 2018.
De acordo com a autarquia, “as projecções climáticas para o território apontam para uma diminuição da precipitação média anual para valores situados na ordem dos 404 mm em 2040, prevendo-se dificuldades acrescidas na gestão deste recurso”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima