Quase 50 restaurantes, quatro lojas gourmet, duas pastelarias e uma loja de vinhos de Évora participam, ao longo deste ano, na iniciativa “Doze Meses de Boa Mesa”, em que a gastronomia vai estar em foco.
O evento, promovido pela Câmara de Évora, é o sucessor da Rota dos Sabores Tradicionais, que durava só alguns meses por ano, tendo agora novo formato e maior duração.
Nos 12 meses deste ano, a iniciativa dedicada à gastronomia alentejana vai oferecer, nos estabelecimentos aderentes, pratos e comidas de acordo com várias temáticas.
As propostas presentes nos menus vão ser dedicadas ao porco, às sopas, ao borrego, às comidas de verão e à caça, assim como à doçaria regional, explica o Município.
No total, o evento, apoiado por várias entidades, integra 46 restaurantes, quatro lojas gourmet, duas pastelarias e uma loja de vinhos.
Em Évora, “têm sido os profissionais da restauração que têm “feito da gastronomia alentejana um produto turístico de projecção nacional e internacional, mobilizando-se, todos os dias do ano, para dar aos clientes os sabores mais genuínos” do Alentejo, realça o Município.
“É a eles que Évora deve o estatuto de destino turístico gastronómico, do qual já não se pode dissociar a alta qualidade do vinho, do azeite e de tantos outros produtos regionais”, acrescenta.
A iniciativa “Doze Meses de Boa Mesa” resulta da “valorização global da dimensão cultural da gastronomia tradicional” e da “apreciação crítica” de certames como a Rota de Sabores Tradicionais.
Além da oferta gastronómica dos restaurantes aderentes e dos produtos locais promovidos nas lojas gourmet e dos vinhos, esta primeira edição do novo certame é acompanhada por um conjunto de acções paralelas, que vão ter lugar ao longo do ano.
Visitas guiadas a uma igreja e a uma adega e uma prova de vinhos, sopas, licores, doces e compotas na freguesia de Canaviais são algumas das acções de promoção já agendadas.
