Câmara de Évora promove "12 Meses de Boa Mesa"

Câmara de Évora promove

Quase 50 restaurantes, quatro lojas gourmet, duas pastelarias e uma loja de vinhos de Évora participam, ao longo deste ano, na iniciativa “Doze Meses de Boa Mesa”, em que a gastronomia vai estar em foco.
O evento, promovido pela Câmara de Évora, é o sucessor da Rota dos Sabores Tradicionais, que durava só alguns meses por ano, tendo agora novo formato e maior duração.
Nos 12 meses deste ano, a iniciativa dedicada à gastronomia alentejana vai oferecer, nos estabelecimentos aderentes, pratos e comidas de acordo com várias temáticas.
As propostas presentes nos menus vão ser dedicadas ao porco, às sopas, ao borrego, às comidas de verão e à caça, assim como à doçaria regional, explica o Município.
No total, o evento, apoiado por várias entidades, integra 46 restaurantes, quatro lojas gourmet, duas pastelarias e uma loja de vinhos.
Em Évora, “têm sido os profissionais da restauração que têm “feito da gastronomia alentejana um produto turístico de projecção nacional e internacional, mobilizando-se, todos os dias do ano, para dar aos clientes os sabores mais genuínos” do Alentejo, realça o Município.
“É a eles que Évora deve o estatuto de destino turístico gastronómico, do qual já não se pode dissociar a alta qualidade do vinho, do azeite e de tantos outros produtos regionais”, acrescenta.
A iniciativa “Doze Meses de Boa Mesa” resulta da “valorização global da dimensão cultural da gastronomia tradicional” e da “apreciação crítica” de certames como a Rota de Sabores Tradicionais.
Além da oferta gastronómica dos restaurantes aderentes e dos produtos locais promovidos nas lojas gourmet e dos vinhos, esta primeira edição do novo certame é acompanhada por um conjunto de acções paralelas, que vão ter lugar ao longo do ano.
Visitas guiadas a uma igreja e a uma adega e uma prova de vinhos, sopas, licores, doces e compotas na freguesia de Canaviais são algumas das acções de promoção já agendadas.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima