Câmara de Évora lança acção de limpeza

Câmara de Évora

A Câmara de Évora inicia esta segunda-feira, 7, uma acção de limpeza do centro histórico e de melhoria do mobiliário urbano, como forma de devolver a Évora a marca de "cidade limpa e branca".
"Évora tinha a marca de cidade limpa e branca e era vista fora da região por essas características, mas perdeu muito dessa marca e entendemos que está na altura de começar a recuperá-la", afirma o presidente do Município, Carlos Pinto de Sá.
Denominado "Évora merece! Recuperar, manter e limpar", o programa resulta de um relatório elaborado pelos serviços municipais, em que foi feito o levantamento dos cerca de seis mil elementos que existem no centro histórico, tendo sido propostas mais de 200 acções, das quais 30 são consideradas urgentes.
Foram detectados problemas de limpeza e conservação em contentores subterrâneos, placas de toponímia, sinais de trânsito, sinalização patrimonial, papeleiras, floreiras, parquímetros, pilaretes e bancos, entre outros.
Esta "avaliação, elemento a elemento da sua situação, permite fazer um diagnóstico e perspectivar o que temos de fazer para melhorar a situação" do centro histórico, assinala Carlos Pinto de Sá.
O autarca alentejano explica que o programa vai incidir, inicialmente, no "coração do centro histórico da cidade", realçando que "não é possível intervir, neste momento, em todo o concelho e em toda a cidade".
"Neste primeira fase, definimos uma prioridade, mas este é um programa que é para continuar, alargando a todo o centro histórico, à cidade e, depois, ao concelho", adianta.
O presidente da Câmara defende que é necessário "iniciar uma alteração de mentalidades para que as pessoas percebam que a limpeza da cidade também é responsabilidade sua" e apela à população para ajudar o Município nesta tarefa.
A limpeza e melhoria do centro histórico de Évora vai envolver cerca de 80 trabalhadores de várias divisões da Câmara e os trabalhos vão ser feitos com os recursos do Município.
A limpeza de algumas das principais ruas do centro histórico, de papeleiras e parquímetros e de fontes e fontanários, a desinfecção de sarjetas, a reparação e pintura das arcadas da Praça do Giraldo, a reparação de bancos e a remoção de cablagens de telecomunicações antigas são algumas das acções previstas.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima