Câmara de Évora com corte de 365 mil euros

Câmara de Évora com

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá (CDU), manifestou preocupação com os "constrangimentos financeiros" que "vão dificultar a acção das autarquias", indicando que o Município vai ter um "corte de 365 mil euros" em 2014.
Carlos Pinto de Sá falava esta quarta-feira, 23, na primeira reunião pública do novo executivo municipal resultante das autárquicas de 29 de Setembro, em que a CDU conquistou, com maioria absoluta, a emblemática câmara alentejana.
Citando a proposta de Orçamento do Estado para 2014 (OE2014), o autarca divulgou aos membros do executivo que o Município de Évora "terá um corte na ordem dos 365 mil euros".
Além dos "constrangimentos financeiros que vão dificultar a acção do poder local", em termos nacionais, Carlos Pinto de Sá afirmou-se preocupado, em particular, com a situação financeira da Câmara de Évora, em resultado da dívida e da adesão ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL).
Quanto ao PAEL, a que a câmara aderiu para um empréstimo de 32 milhões de euros, o autarca defendeu a renegociação de algumas normas, como a questão dos juros.
O PAEL é uma linha de crédito criada pelo Governo e pela Associação Nacional dos Municípios Portugueses para permitir às câmaras em dificuldades financeiras o pagamento a fornecedores das dívidas vencidas num prazo de 90 dias.
Apesar da situação financeira da autarquia, o presidente afastou a necessidade de recorrer a qualquer auditoria externa às contas.
Na primeira reunião do novo executivo municipal, composto por quatro eleitos pela CDU, dois pelo PS e um pela coligação PSD/CDS-PP, foi feita a distribuição de pelouros pelos vereadores da maioria comunista e designada a vereadora Élia Mira como vice-presidente da câmara.
O antigo presidente da câmara e candidato do PS nas últimas autárquicas, Manuel Melgão, renunciou ao mandato de vereador, sendo substituído por Cláudia Sousa Pereira.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima