A Câmara de Castro Verde prestou homenagem ao Exército Português nesta segunda-feira, 25, no âmbito das comemorações do 883º aniversário da Batalha de Ourique, que decorreram em Castro Verde.
“Foi nestas terras do concelho de Castro Verde e dos Campos d’Ourique, no local histórico de São Pedro das Cabeças, que D. Afonso Henriques logrou alcançar o milagre que o levou ao estatuto de rei de Portugal e dos portugueses e à criação da nossa nacionalidade”, sublinhou o presidente da autarquia, António José Brito, durante a cerimónia realizada no Jardim do Padrão.
O autarca destacou ainda “a força e coragem” do exército do primeiro monarca português, “que nesta como noutras batalhas foi essencial para dar consequência à corajosa luta dos portugueses pela sua independência”.
“É por esta genuína razão que o Município de Castro Verde escolheu esta data de celebração da Batalha de Ourique para honrar a história, a bravura e o amor à pátria do Exército Português”, acrescentou, apresentando, “em nome do povo de Castro Verde”, o “genuíno e franco agradecimento à distinta e valorosa história do Exército Português”.
Para o tenente-general Nunes dos Reis, que representou o Chefe do Estado Maior do Exército Português na cerimónia, a homenagem do município castrense foi um momento “significativo”, por ser um “reconhecimento que parte da população pelo trabalho” e “pelo esforço dos militares”.
“É um momento de grande honra e de grande alegria ver que a alma portuguesa se mantém e que seja mais um contributo para que os portugueses olhem para a sua terra com orgulho e com esperança”, acrescentou o militar em declarações ao “CA”.
As comemorações do 883º aniversário da Batalha de Ourique foram organizadas pela Câmara de Castro Verde em parceria com o Exército Português.
Além da cerimónia de homenagem ao Exército Português por parte da Câmara Municipal, o programa das comemorações incluiu ainda uma missa campal junto à Basílica Real, presidida pelo bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério.
A iniciativa terminou com uma romagem ao padrão da Batalha de Ourique, no sítio de São Pedro das Cabeças, onde teve lugar uma cerimónia militar evocativa, com o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores junto ao monumento evocativo e homenagem aos mortos na batalha.