Câmara de Castro promove homenagens

Câmara de Castro

A Câmara Municipal de Castro Verde vai promover nesta quinta-feira e sábado, dias 25 e 27 de Abril, dois momentos de homenagem pública, todos a título póstumo, a três personalidades do concelho.
Na quinta-feira, 25 de Abril, é homenageado em Castro Verde Francisco Alegre e dois dias depois, no sábado, 27, serão homenageados na vila de Entradas Manuel António Domingos e António José Marques, popularmente conhecido como Ica.
A homenagem a Francisco Alegre está agendada para as 15h00 de quinta-feira, 25, com numa cerimónia em que a autarquia vai atribuir o nome daquele que foi o presidente da comissão administrativa da autarquia em 1974 ao Centro Escolar 2.
“Figura admirada e querida no seio da nossa comunidade, o dr. Francisco Alegre foi director e professor do antigo Externato António Francisco Colaço, tendo o seu esforço e empenho contribuído para a formação de uma geração de cidadãs e cidadãos que marcaram a nossa sociedade local”, justifica o presidente da Câmara de Castro Verde.
A par disso, recorda António José Brito, “foi um ilustre médico veterinário, com trabalho clínico em todo o Campo Branco, desportista de referência entre os columbófilos”.
No sábado, 27, a partir das 11h00, será a vez de a Câmara de Castro Verde homenagear, na vila de Entradas, Manuel António Domingos e António José Marques. O primeiro foi presidente da Junta de Freguesia local e fundador do Lar Frei Manoel das Entradas, sendo atribuído o seu nome ao actual Largo da Casa do Povo.
Manuel António Domingos “foi um autarca dedicado, rigoroso e empreendedor, deixando uma ‘marca’ de grande mérito junto de toda a comunidade, consolidada com a participação activa e muito construtiva enquanto eleito da Assembleia Municipal de Castro Verde. A par disso, empenhou-se com preocupação e empenho na criação de respostas sociais para os mais desfavorecidos, ajudando a fundar a IPSS Lar Frei Manoel das Entradas, da qual foi o primeiro presidente”, destaca António José Brito.
Por seu lado, o Campo das Escolas receberá o nome de António José Marques, conhecido em Entradas por “Ica”. “Foi sobretudo um entradense muito apaixonado por Entradas. Um intérprete único da ‘alma’ muito especial da sua terra e um herdeiro ímpar do carácter e da integridade que caracteriza este povo. O seu indiscutível entusiasmo com o desporto e, em particular, com o futebol e o ‘seu’ Entradense, são traços de uma personalidade exemplar, que marcou várias gerações e ficou saudosamente marcada na memória das gentes da sua terra”, nota o presidente da Câmara de Castro Verde.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima