A Câmara de Beja vai recuperar dois edifícios municipais no centro histórico da cidade, após o IHRU ter aprovado um empréstimo até 765 mil euros para co-financiar as obras.
O empréstimo, aprovado pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) no âmbito de uma candidatura da Câmara de Beja ao programa “Reabilitar para Arrendar”, vai permitir recuperar as antigas sedes do Clube Bejense e do Despertar Sporting Clube e das associações de modalidades.
Os edifícios “merecem particular atenção” devido à “localização estratégica” no centro histórico de Beja e ao seu “avançado estado de degradação”, sublinha a autarquia.
As obras para reabilitar os edifícios deverão começar num prazo de 12 meses e terminar até 15 de Dezembro de 2016, indica a autarquia, referindo que o financiamento assegurado é de metade dos custos do investimento total de cada intervenção e o empréstimo aprovado será por um prazo de 30 anos com um período de carência de 10 anos e 20 prestações anuais.
Segundo a Câmara de Beja, a candidatura ao programa “Reabilitar para Arrendar” foi a “fórmula” encontrada pela autarquia para “assegurar”, enquanto proprietária dos edifícios, “as suas responsabilidades na regeneração urbana do centro histórico de Beja”.
