Um total de 34 pessoas foi realojado pela Câmara de Beja nesta sexta-feira, 6, após terem sido retiradas preventivamente de dois edifícios da cidade, um deles em risco de ruir.
Segundo a autarquia, a “ação conjunta de evacuação” foi realizada em dois prédios na Rua Alexandre Herculano, “em risco iminente de ruir e com evidentes problemas de insalubridade e perigo para a saúde pública, colocando em risco vidas humanas”.
A operação, realizada através do Serviço Municipal de Proteção Civil, deveu-se ao “agravamento das condições meteorológicas e face à previsão de novo agravamento do estado do tempo”, além do estado de degradação dos prédios.
A operação levou à ativação do Plano de Emergência Social, tendo sido encontradas “respostas diferenciadas” para os residentes retirados das suas casas.
Uma delas foi encaminhada para a habitação de um familiar, outra para a Cáritas Diocesana e um casal de pessoas idosas para uma habitação municipal.
Quanto aos restantes 30 moradores, “foram encaminhados para uma resposta de acolhimento coletivo de emergência social, de caráter temporário, ativada pelo município para este efeito”, adianta a Câmara de Beja.












